Até o dia 8 de novembro, Salvador será palco de uma programação inédita que posiciona a cidade no centro da agenda climática global. A Semana Pré-COP30 Salvador reunirá dois grandes eventos: o Simpósio Internacional de Justiça Climática e Adaptação de Periferias Vulnerabilizadas e a Conferência Global de Artivismo.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destaca a importância da iniciativa. “É um marco histórico. Colocar cultura e justiça no centro do debate climático é afirmar que não existe futuro sustentável sem equidade racial e inclusão social”, ressalta.
O primeiro encontro da semana foi o Simpósio Internacional de Justiça Climática e Adaptação de Periferias Vulnerabilizadas, realizado na segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa da Bahia. Organizado pelo Coletivo Nacional de Organização Negra, o simpósio reuniu lideranças comunitárias, movimentos negros, quilombolas, indígenas, pesquisadores, gestores públicos e representantes internacionais para debater os impactos da crise climática sobre populações historicamente marginalizadas. Na ocasião, foi apresentada a Carta de Salvador, reivindicando financiamento climático, adaptação de periferias vulneráveis e reparação histórica.
Até o dia 5 de novembro, a cidade também sedia a Conferência Global de Artivismo, ocupando espaços como a Praça do Campo Grande, o Teatro Gregório de Matos, o Museu Casa da Música e a Casa do Benin. O evento reunirá mais de mil participantes de 70 países, entre artistas, ativistas, financiadores e gestores, para discutir a interseção entre arte e ativismo como estratégia global de transformação. Estão confirmadas presenças como Uýra Sodoma (Brasil), Dayna Ash (Líbano), Matthew Blaise (Nigéria), Msaki (África do Sul) e Raquel Willis (EUA), além de coletivos como ALTBLK Africa.
Além disso, a capital baiana recebe o Fórum Nosso Futuro: Brasil–França, Diálogos com a África, iniciativa que integra a Temporada do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países, de 5 a 8 de novembro, com atividades na Doca 1, no Comércio.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.