REVISTA CONCEITO AV

#24 | NOSSA BAHIA

Quando comecei a escrever esse editorial me passou pela cabeça tudo que a Bahia me deu. A minha terra tem uma luz intensa e uma cor própria, um gingado e uma malemolência que nenhuma outra tem. A minha Bahia tem cheiro, textura e aquele toque apimentado de uma culinária singular. Aqui gostamos de recepcionar nossos visitantes como em poucos lugares e as portas estão abertas pelo simples desejo de criar laços e fazer amigos. A edição Nossa Bahia surgiu de um desejo de reverenciar essa terra mágica, com suas igrejas, fortes, casarões e vielas. O que seria da nossa Bahia se não fosse esse celeiro de mistérios e amores? Obrigada, Bahia por nos deixar, de alguma forma, contribuir para enaltecer a sua relevância e sabedoria.

#23 | RAÍZES

A vida sempre me leva para novos caminhos. Adoro fazer, realizar, buscar novos desafios, mas sempre acredito na importância de valorizar raízes, uma forma bonita de registrar a originalidade brasileira. Este mundão aí fora vem buscando desacelerar, destacando regionalidades, indo ao encontro do “feito a mão”. Daí nasceu essa edição inspirada nas raízes e ninguém melhor que Rosenbaum para falar da nossa cultura. O projeto ‘Gente que Transforma’ é um grande exemplo de cidadania e amor. Trouxemos também o legado de Raízes, traduzido por Lina Bo Bardi, um editorial com grandes mulheres depois dos 50 e, para finalizar nosso especial o Chef Vini Figueira preparou um jantar inspirado no sertão brasileiro. Aproveite essa edição e lembrem: troquem suas folhas, mas não percam suas raízes

#22 | VIDA

Nesta edição, em que comemoramos 10 anos, escolhi o tema Vida para a revista. Por que Vida? Acho que apenas decidi. “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”, Clarice Lispector. A vida para mim é isso: uma peça sem ensaio. Desde cedo me rendi à vida, mergulhei no desconhecido busquei vencer barreiras e quebrar paradigmas. Acertei ou errei, não importa! Desfrutem a sua vida e a história que criamos para vocês e nunca se esqueçam de celebrar!

#21 | A (MAR) É

Para o editorial dessa edição, nada melhor que essa letra do músico e poeta Tim Maia. “Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir. Tenho muito pra contar, dizer que aprendi

E na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri. Mas quem sofre sempre tem que procurar, Pelo menos vir achar, razão para viver. Ver na vida algum motivo pra sonhar, Ter um sonho todo azul. Azul da cor do mar”

#20 | BLANC

Os ataques terroristas a uma das cidade-símbolo da civilização ocidental abalaram o mundo. Explosões e tiroteios deixaram mais de 127 mortos e 200 feridos em Paris. Diante disso, o sentimento de PAZ, que grita dentro de nós, que escolhemos fazer essa edição BLANC, focada na importância da paz em nossas vidas. Vamos trazer o branco do Museu do Amanhã, na arte e na gastronomia. Temos também o branco que marcou época em uma série de projetos já publicados como forma de renovar a alma. Nesta edição eu busco o branco da paz, da poesia e da união.

#19 | ÁFRICA

O tema de cada revista nos conduz a uma viagem longa. São, pelo menos, três meses de aprofundamento. Para esta edição viajei para a África sem levantar da minha cadeira, mas precisei de muitas pesquisas e inspirações, pois é extremamente difícil falar do que não se conhece e passar emoção que ainda não sentiu. Mas digo a vocês, termino essa revista com um desejo imprescindível: preciso ir à África e descobrir os segredos, a natureza, a gastronomia, a arte, o design, a moda, e a arquitetura desta que se parece a maior mistura de todas as tribos. Espero que, assim como eu, vocês desfrutem de cada matéria e percebam a importância deste continente.

#18 | +18

Todos nós sonhamos um dia em alcançar a maioridade. Nossa! Quantos sonhos, anseios e liberdades… E com esta sensação, esse gosto de “crescei” que apresento esta edição para vocês, sob um olhar revisitado. Comportamento, arquitetura, arte, design, moda, gastronomia e lugares, a Conceito AV chega à 18ª edição com a sabedoria dos que já viveram 50 e com a modernidade dos que querem extrapolar limites, buscar o desconhecido e chegar ao inusitado. Venham comigo desvendar o que  construímos para vocês.

#17 | SOL

Vem chegando a estação mais gostosa do ano e a gente quer mesmo curtir a vida e relaxar. Para acompanhar nossos leitores nesses dias cálidos preparamos uma revista quentinha, cheia de prosa e poesia, como as tardes de verão, entre o mar e os raios de sol. Entre nesse clima.

#16 | FLORES

Primavera e flores andam juntas como um casal perfeito. Nesta edição escolhi as flores, um tema doce e romântico. Falar de doçura é falar de poesia, é evocar uma sensação de simplicidade, mantendo a busca pela elegância atemporal e a ideia de feminilidade moderna. Cada matéria escolhida para vestir as páginas dessa revista agrega delicadeza e sutileza. A flower designer Jane Parker foi traduzida pela simplicidade purista de Nayla Cardoso na matéria intitulada “Quintal de Jane”, quanta poesia, quanto frescor. Nessa edição nosso trabalho transcendeu o nosso dia-a-dia, com a necessidade de mergulhar na fantasia, e formar uma equipe de pessoas comprometidas em realizar uma revista apaixonante. Agora eu convido você a desfrutar a nossa revista. Para não dizer que não falei de flores!

#15 | Passione

A cada edição traçamos um novo desafio: pensar em um tema que traga informação para os nossos leitores e os seduza. Nesta edição resolvi viajar na minha paixão pela Itália, por isso escolhi o tema Passione, percorrendo a força da cor, a sofisticação de Valentino e o poder da Ferrari. O editorial com gêmeas mostra a força do sentimento entre as duas, a cumplicidade e a amizade que tornam o trabalho da dupla apaixonante. E para finalizar esta edição vou apresentar um projeto da minha filha Nathalia Velame que, com muita paixão, realizou o projeto da nossa casa. Aproveitem as próximas páginas para conhecer um pouco do meu jeito de viver.

#14 | SWISS TIME

É tempo de Suíça! Nesta edição vamos retratar esse lugar singular, que foi considerado o melhor país para se nascer em 2013, com uma qualidade de vida indiscutível e uma beleza arrebatadora. Descobrir a Suíça, sem pretensão nem muitas fantasias ou desejos preestabelecidos foi a nossa missão. Uma delícia curtir uma viagem absolutamente diferente, na qual o encontro com a paisagem natural surpreendeu a cada curva. A Suíça encanta, emociona e nos proporciona prazeres que só se encontram na terra dos queijos, dos chocolates, dos fondues, dos relógios. Fiquem conosco e desfrutem um pouco da cultura desse país.

#13 | SIMPLES

Quando recebi meu meu amigo Lucas Assis a sugestão do tema Simples de cara me apaixonei. Cada edição requer uma fonte de inspiração e Luquinhas tem sido essa grande força de renovação, portanto vai para ele da forma mais singela o meu muito obrigada! Simplicidade é diversidade na vida e quando comecei a pensar no que escrever nesse editorial decidi que queria dedicar essa revista à minha mãe, Joana Velame, uma leoa sempre pronta para defender suas crias, a pessoa mais desprovida de vaidades que já conheci.

#12 | PARIS

Adoro buscar o novo, descobrir o inesperado, provocar sensações. Adoro um caos organizado. Eu me eduquei pela observação, pelo saber ouvir, e por um certo atrevimento que me deu coragem para realizar meus sonhos. Aprendi a viver a liberdade e a virar páginas, a fechar capítulos e começar de novo. E aqui fecho mais um ciclo, de uma experiência sonhada, desejada e conquistada: viver Paris. E que sorte viver Paris com meu amor, minha família e meus amigos. Que sorte ter na lembrança a Paris que minha filha, Nathalia Velame, me apresentou. Por isso eu dedico essa revista a ela, que viveu uma Paris bem sua e dividiu comigo com amor e sabedoria. Fiquem agora com nossa Paris, cheia de poesia e frescor…. Bienvenus.

#11 | Sonho

Não fecho os olhos para sonhar. Na verdade, os mantenho sempre abertos, atentos, à espera dos pequenos milagres que acontecem todos os dias. Uma luz que invade a janela e se debruça sobre o sofá fazendo contornos inesperados. Uma taça bordô que estilhaça no chão e desenha um mosaico fascinante. Um momento da viagem, em que colher frutinhas na copa da árvore é mais mágico do que o próprio subir do balão colorindo o céu azul. Um gesto generoso da menina que eu fiz, por tudo que a ensinei. Uma frase inspiradora soprada ao vento. Instantes únicos em que estou tão acordada que começo a sonhar.

#10 | SP

Essa edição vem com o projeto gráfico completamente renovado. A minha ideia foi, mais uma vez, apresentar ao mercado, algo novo, inusitado, nunca visto. Por isso que decidimos produzir uma revista que homenageasse SP, passando pela arquitetura de Isay sem se distanciar da antiga arquitetura do centro paulistano, do design dos Irmãos Campanas, da musicalidade de Criolo, do close de Adriana Barra, ao toque retrô de Santa Madalena. Foi assim que construímos nosso especial Sampa que, vez ou outra, visita a Bahia, mostrando o jeito de viver de alguns nomes do cenário de arquitetura e decoração baiano. É tempo de brindar!

#09 | BERLIM

Esta edição fala sobre Berlim, o melhor exemplo para expressar essa mistura a beleza nostálgica do retrato de uma lembrança e a vibração do novo que impulsiona e revigora. Vamos dividir com vocês um pouco dessa Cosmopolitic City que transpira arte, design, arquitetura e tecnologia, e que me faz repensar, rever e atualizar algumas vertentes do meu olhar. Eis aqui a nossa novidade, apresentando a vocês nas próximas páginas uma Berlim multicultural, que passeia por São Paulo, apresenta projeto de mineiro e finaliza em grande estilo com a Bahia. Fiquem à vontade, o mundo é todo nosso.

#08 | LONDRES

Londres, um dos principais destinos da Europa, cidade icônica, difícil fugir do lugar comum e das adjetivações para descrevê-la. E o nosso porto foi lá na Terra da Rainha, em meio à tradição e à vanguarda, entre a história dos Beatles e dos Rolling Stones, onde se exilaram Caetano e Gil e tantos outros que por lá suspiraram de amor e de saudade. Mas como fazer uma edição sobre Londres em ser piegas? Nossa Londres tinha que ser clássica, mas descolada. Modernina e cool, mas elegante. Apaixonada pela alta gastronomia, mas sem dispensar um sanduíche fast-food ou uma salada orgânica. Nossa revista é essa personagem, uma cidadã do mundo, sem preconceitos, pretensões ou falso luxos. Siga em frente, cuidado com o trânsito invertido e divirta-se, que o Palácio é aqui, você é a Vossa Majestade e nós estamos às ordens.

#07 | TÓQUIO

Gire o globo! Estamos no Japão, a “Terra do Sol Nascente”, que muda um prédio de lugar como quem muda um cinzeiro de mesa e tem também a maior expectativa de vida do mundo, fruto de alimentação regrada e de técnicas de meditação. Mas nem só de arroz e Ioga vive o Japão. Shigeru Ban, arquiteto japonês, mostra as possibilidades de uma arquitetura emergencial, às vezes até de papel, pensada para as agruras de um país com limitações geográficas eventualmente abalado por catástrofes naturais. Uma edição exaustiva, cheia de idas e vindas, geográficas ou não, mas que se mostrou mágica, cheia de charme, como uma virada de olhos puxados, um sorriso de boca fechada, uma aura japonesa no ar.

#06 | RIO DE JANEIRO

Pela sobrevivência de todos os clichês: sim, o Rio de Janeiro continua lindo! Seja nas curvas das montanhas que cercam a cidade, seja nas praias ou na beleza que se transforma em cheiro e sai por aí perfumando todo o Rio, de janeiro a janeiro. Nesta edição entrevistamos Sérgio Rodrigues e Antonio Bernardo, conhecemos destinos de charmes impossíveis de não se apaixonar e, de quebra, fomos ofertados pelas melhores sensações gastronômicas. Aos nossos leitores fica a certeza de que essa é uma edição maravilhosa.

#05 | COR

Acenda da luz, deixe refletir, vamos nos mostrar! Cor é assim. Elas remetem a sensações, sentimentos, emoções. Ainda bem que somos coloridos afinal. Temos carros prata, dourado. Respeitamos o azul do céu e do mar, que insistem em se separar e complementar, em assustar e encantar. E nessa de viver, vamos pintando nossas casas, salas e quartos. Plotamos escritórios, banheiros e cozinhas. Atribuímos até cores às cidades. São Paulo é cinza, Paris é a Cidade Luz. Sexta-feira a Bahia veste branco. A Amazônia é verde e o amor é rosa. Ah, as cores. E que ibope eu inventei de dar a elas… uma revista inteira. E sabe por quê? Porque elas podem tudo!

#04 | A NOSSA BAHIA

Essa edição comemora o aniversário de um ano da nossa revista Conceito AV e depois de homenagearmos Recife, Belo Horizonte e São Paulo, vamos brindar a nossa Bahia. Uma Bahia sofisticada que sempre quis compartilhar. Nesta edição vocês poderão desfrutar de várias Bahia’s. Nossa capa traz a Bahia de Marlon Gama, uma Bahia elegante, barroca e única. Bahia de Mario Cravo Neto, de Vauluízo Bezerra, Eneida Sanches, Ayrson Heráclito e Rita Câmara. De tantos lugares, contos e recantos. Tanto verso, tanta glosa. Tamanha Bahia. Ah, e a minha! A Bahia que carrega a arte na cabeça. Que conta risos e prosas. A Bahia da música, dos fortes e igrejas. De cantos e design. À minha Bahia, Tim-Tim.

#03 | MINAS COM BAHIA

Reforçando a arquitetura mundial como premissa para referência do que veiculamos, Zaha Hadid, seduziu-nos com seu traço experimentalista e foi impossível não publicá-la. Ano da França no Brasil, da união duplamente charmosa, apresentam-se algumas matérias. Mantendo nossa postura editorial viajamos. Pautas, fontes, GPS, estávamos em Minas Gerais, a anfitriã mais elegante do Brasil. Fomos a Araxá, a um palácio, subimos uma montanha e chegamos à Escola Guignard, nos fascinamos com o Grupo Corpo, Teatro de Bonecos Giramundo e Inhotim. São 200 páginas de arquitetura, arte, design, moda, decoração, gastronomia. Confiram, vale muito a pena.

#02 | POESIA

Nesta edição viajamos para São Paulo, entrevistamos o designer egípcio Karin Rashid, e o arquiteto franco-suíço Mario Botta. Desfrutamos da exposição de Kracjberg, visitamos o estúdio do fotógrafo JR Duran, o ateliê dos artistas plásticos Calu Fontes e Rodolfo Parigi. De São Paulo embarcamos para Recife, onde formos recebidos pelo casal de arquitetos Fátima e Pedro Motta. Fomos à Oficina Brennand, fotografamos a Capela assinada por Paulo Mendes da Rocha e nos “perdemos” na literatura de Cordel. Poesia é a busca constante… poesia de viver.

#01 | LUXO

É difícil fazer editorial. Prefiro estar na prática do fazer… Nasci para ser ‘fazedora’. Adoro participar de projetos que envolvam pessoas, gerem sonhos, tire o sono, mas que se realize. Não apenas pelo fruto, mas pela essência. A essência de sonhar já me alimenta, me faz querer ir além. Assim, apresento a vocês a Conceito AV. Revista focada em arquitetura, decoração, arte, design, moda, gastronomia e turismo cultural. Na realidade, uma revista antenada com tudo o que acontece no mundo, ligado aos olhares contemporâneos. LUXO: este foi o tema escolhido para nossa primeira edição por diversas razões. Seja pela vertente de gestão de negócios, pelo mundo dos fashionistas ou pelo nosso universo da decoração, mas, também, pela oportunidade de desmistificar o LUXO, através do nosso Ócio Criativo. LUXO, o que será LUXO? Para mim, certamente é a desconstrução do material, é a capacidade de se dá ao LUXO de realizar.

Bruno Dieguez • Mandarin Oriental

Olhar apurado, inovação, extremo bom gosto e delicadeza em cada movimento. É isso que eu aprendi a admirar no Grupo AV quando conheci Andrea Velame e sua trupe há mais de dez anos. Foi delicioso descobrir um produto editorial de tão alto nível como a revista Conceito AV, quando o fotógrafo especializado em arquitetura e décor Tuca Reinés nos apresentou o título. E mais ainda me aproximar naturalmente de Andrea, Nathalia e toda a sua família de amigos e colaboradores. Deu para entender claramente que é pela essência pessoal ali presente que tudo o que fazem é diferenciado. Virei fã, amigo e um feliz parceiro desde então.