A Green House, imóvel de família inspirado na natureza localizado na cidade de Tottenham, foi eleita a Casa do Ano 2023 pelo Royal Institute of British Architects. Projetada pelo escritório Hayhurst & Co., a casa aposta no design biofílico, com uma proposta ligada à sustentabilidade e à conexão com a natureza.
A residência funcional e de baixo custo, descrita pelo júri do RIBA como uma “estufa doméstica” e uma “casa extraordinária e comum”, conta com cinco quartos, banheiros, salas de jantar e de estar e uma fachada discreta, revestida com painéis deslizantes de policarbonato e densas plantações de bambus. A grande inspiração veio do riad, um tipo de casa marroquina caracterizada pela presença marcante de vegetação e luz natural.
Também aparece como uma característica marcante da construção o uso inteligente de materiais, incluindo paredes de madeira laminada cruzada, blocos de betão recuperado e pisos de cortiça reciclada, além de bombas de calor e painéis solares, que maximizam a eficiência energética da propriedade.
“A Green House, carinhosamente conhecida como ‘Tottenham Riad’, é um verdadeiro oásis na cidade. É arejada e aconchegante, ousada, mas respeitosa com seus vizinhos. Seu olhar é simultaneamente atraído para cima, para o céu aberto, e para baixo, através da sala de estar, para a vegetação verdejante”, afirma Dido Milne, presidente do júri do RIBA.