Considerada um dos pontos turísticos mais icônicos da Itália, a Ponte Vecchio, localizada em Florença, será temporariamente fechada. Com investimento de 2 milhões de euros, o local passará por uma reforma que visa garantir a sua conservação e manutenção da sua identidade. Essa será a primeira grande intervenção que a ponte irá passar desde que foi construída, em 1346.
“Este é um projeto histórico porque a Ponte Vecchio nunca teve uma intervenção de restauração dessa complexidade técnica (…) No final, teremos uma ponte ainda mais bonita do que estamos acostumados a ver”, afirma o prefeito de Florença, Dario Nardella.
O cronograma prevê que o trabalho na parte superior da ponte comece em outubro deste ano, enquanto o trabalho na parte inferior está previsto para o verão de 2025 e 2026. O processo inclui um trabalho de limpeza completo para eliminar algas, musgos, líquens, ervas daninhas e possíveis resíduos deixados por produtos químicos no rio.
A famosa ponte, que representa uma das maiores realizações da engenharia medieval europeia, atravessa o rio Arno com prédios coloridos que abrigam dezenas de joalherias salientes em seus lados. Uma galeria superior conecta a Galeria Uffizi ao Palácio Pitti. Tamanha é a sua importância que foi a única ponte sobre o rio Arno poupada pelo exército alemão em retirada no final da Segunda Guerra Mundial.