A hotelaria de Salvador registrou um importante crescimento, de acordo com dados da Pesquisa Conjuntural de Desempenho, realizada pela ABIH Bahia e Brasil,. Em abril deste ano, a taxa de ocupação média foi de 64,5%, resultado bastante superior à de abril do ano passado (54%) e de anos anteriores. Ainda assim, é a menor taxa de ocupação do ano, um reflexo do início da chamada “baixa estação”.
A boa dinâmica de congressos e eventos da cidade foi o principal motivo para o melhor desempenho em abril deste ano. Diversos congressos realizados durante o mês trouxeram um incremento importante de visitantes à cidade, a exemplo dos dias 23 a 27, período em que ocorreram grandes congressos na área médica e em que as taxas de ocupação superaram os 80% nestes dias. O feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes também contribuiu para o resultado, com taxas de cerca de 70% entre os dias 18 e 20.
O levantamento aponta ainda que a diária média de abril foi de R$ 663,08. O resultado representa um crescimento de cerca de 18,1% em relação ao mesmo período do ano passado,