Conhecidos por suas belas paisagens, gastronomia, história, música e culturas que condensam o melhor do Brasil, os nove estados do Nordeste se uniram para lançar a Marca Nordeste. O objetivo é apresentar a região como um bloco turístico forte, com identidade própria, preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros. Além disso, a iniciativa inédita busca valorizar a diversidade cultural, as praias, o sertão, o patrimônio histórico, a gastronomia e a hospitalidade nordestina, reforçando a região como um destino completo, com sol o ano inteiro e opções para diferentes perfis de viajantes.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância da iniciativa. “O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirma.

Representando o Consórcio Nordeste, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, defende a união entre os povos como resposta à polarização global. “Nossa região hoje é sinônimo de energia limpa e renovável, agricultura familiar forte e inovadora, logística eficiente e posição geográfica estratégica. Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais. O que o Nordeste entrega não é só viagem, é experiência, é conexão, é memória para a vida toda. E para mostrar tudo isso ao mundo, a gente precisava de algo à altura”, pontua.

Em 2024, Embratur e Consórcio Nordeste assinaram Acordo de Cooperação Técnica para impulsionar o turismo internacional na região. O plano de trabalho conjunto, voltado para promoção dos destinos, atração de visitantes e investimentos, inclui ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias de promoção turística para fortalecer a competitividade da região como destino turístico único, beneficiando os nove estados nordestinos. 

Coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga fala da marca como “um sonho antigo”. “Esse será um momento muito importante onde reuniremos operadores estratégicos, companhias aéreas e o público interessado em vivenciar um pouco da nossa gastronomia, cultura e história, além de compreender a estrutura do projeto e o conceito da marca. É um sonho antigo que, nesta gestão, virará realidade”, destaca.