Quando o assunto é harmonização, o grande desafio é fazer com que as intensidades de sabores do alimento e da bebida se complementem e estejam em equilíbrio, proporcionando a sensação mais agradável possível. Para isso, aspectos como a acidez, teor alcoólico, corpo e taninos dos vinhos devem ser levados em conta, assim como a temperatura, quantidade de sal e açúcar e acidez presentes na comida.

Nessa busca por ressaltar o que há de melhor na bebida e no alimento, combinando sabores, texturas e aromas, existem algumas regras básicas que funcionam, mas que devem ser encaradas apenas como uma direção nas escolhas a serem feitas, pois são infinitas as possibilidades que temos para testar novas combinações

No geral, pratos leves e menos gordurosos combinam melhor com vinhos delicados, aromáticos e pouco alcoólicos. Já opções mais calóricas e com sabores mais fortes pedem vinhos com mais estrutura e potência.

Confira algumas dicas de harmonização com quatro vinhos que figuram entre os preferidos do público e que podem ser adquiridos na Vinícola Uvva, parceira da Mostra Casas Conceito 2023 e que tem conquistado um destaque cada vez maior no enoturismo brasileiro:

Cabernet Sauvignon

Elegante, maduro, e estruturado, o Cabernert Sauvignon combina uma profunda complexidade aromática com taninos macios e sofisticados, sendo um dos vinhos tintos mais conhecidos do público.

Suas características e propriedades combinam bem com pratos também intensos e marcantes, como carnes mais gordurosas, massas com molhos vermelhos, risotos, queijos maduros, entre outros.

Sauvignon Blanc

Aromática, leve e refrescante por essência, a uva Sauvignon Blanc é bastante versátil e conhecida por dar origem à vinhos expressivos e intensos, com notas trufadas, herbáceas e boa acidez.

Suas características combinam perfeitamente com carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar; queijos que possuam um sabor leve, mas textura cremosa, como o brie e mascarpone; além de massas com molhosos cremosos e saladas.

Syrah

Também chamada de Shiraz, a Syrah é fruto do cruzamento genético das uvas Mondeuse Blance e Dureza. Vinhos que trazem essa uva como base são conhecidos por serem encorpados e com bons taninos e acidez, o que possibilita diversas combinações. Pratos como hamburgueres, massas com molhos de carne, além do chocolate meio amargo, são as melhores opções.

Chardonnay

Pertencente à família dos vinhos brancos, o Chardonnay apresenta uma força e refrescância que dão um toque especial à harmonização. Seus aromas mais comuns são os frutados, amadeirados ou amanteigados

No caso dos que não são armazenados em barris de carvalho, a melhor opção é combiná-lo com frutos do mar mais suaves, de texturas mais leves, como ostras, mexilhões e peixes mais suaves.

Já os que são armazenados em carvalho com maturação mais longa harmonizam melhor com pratos bem aromáticos e potentes em especiarias, como o curry ou alecrim. Caso a harmonização seja com salada, é importante evitar temperos fortes como o vinagre, e molhos como mostarda.