O São João da Bahia 2025 foi oficialmente lançado durante evento realizado em  São Paulo. A ação da Secretaria de Turismo do Estado, que contou com grupo de forró, quadrilha e gastronomia típica, teve como parceiros os municípios de Lençóis, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Camaçari, Jequié, Itabela, Prado, Porto Seguro, Itamaraju e Caravelas. Na ocasião, os profissionais do turismo foram atualizados sobre as características e infraestrutura dos destinos para receber os visitantes nos festejos juninos, que acontecem em todo o território baiano, além da participação em rodada de negócios.

“O lançamento em São Paulo é muito importante, porque o estado é o maior polo emissor de turistas nacionais para a Bahia. Começamos com o pé direito, reunindo grandes operadoras e agências de viagens, que dialogaram diretamente com representantes de municípios baianos que fazem São João, tirando dúvidas e apresentando oportunidades para potencializar vendas, que é o nosso objetivo”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

Os participantes fizeram uma avaliação positiva do evento. “Foi uma apresentação muito rica e bonita, envolvendo cultura, gastronomia e musicalidade. Mostrou um pouco como vai ser o mês de junho na Bahia. É muito bom encontrar nesses eventos anfitriões de diversos destinos para que possamos entender melhor as novidades e colocar na prateleira de vendas”, disse Erivaldo Silva, da operadora Cativa.

A parceria dos municípios juninos com o governo baiano foi ressaltada. “Muito importante essa iniciativa da Setur-BA, de promover o São João da Bahia na região Sudeste. Este ano, o nosso município terá uma festa diferenciada, que valoriza a tradição, a cultura e os artistas locais”, destacou o secretário de Turismo de Alagoinhas, João Henrique Paolilo. “O paulista é um público que compra muitos passeios para a Chapada Diamantina. Mostramos que o período junino também é uma ótima época para visitar a região. A parceria com o governo nos dá a oportunidade de mostrar nossas belezas e novos roteiros”, completou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia.

Com investimento de cerca de R$ 15 milhões, a expectativa é que o São João da Bahia receba um volume de visitantes 25% superior a 2024, quando 1,7 milhão de pessoas participaram da festa.