Considerado o maior evento de design do mundo, a Milan Design Week acontece entre os dias 15 e 21 de abril, com uma programação que vai movimentar diferentes espaços da cidade italiana. Criado em 1961 como uma plataforma para exibir móveis italianos, agora o evento está em sua 62ª edição e se tornou uma peregrinação para os amantes de design. A expectativa é reunir um público de mais de 400 mil visitantes.
O principal destaque fica por conta do Salone Del Mobile, que ocupará o centro de exposições Fiera Milano entre os dias 16 e 21 de abril. Por lá, mais de 1,9 mil expositores apresentarão as principais tendências e novidades de móveis, iluminação, eletrodomésticos, cozinha, banheiro, espaço de trabalho e muito mais. Este ano, entre os profissionais que apresentarão suas últimas inovações, estão os ícones David Lynch, Paolo Ciuccarelli e Yabu Pushelberg.
O público também poderá participar de uma variedade de eventos paralelos, incluindo instalações, exposições e palestras, que estarão acontecendo ao longo da semana, conhecidos como FuoriSalone. Com o tema Materia Natura, a programação trará a sustentabilidade como grande destaque.
Unindo arte cultura, lifestyle, design e gastronomia, o bairro de Brera, no centro histórico de Milão, recebe o Brera Design District, que completa 15 anos com a participação de 497 expositores e atraindo um público de cerca de 400 mil visitantes.
Em sua oitava edição, o Isola Design Festival, mostra realizada pela plataforma de design digital Isola, também promete ser um dos grandes destaques da Milan Design Week, ocupando novos locais como Lampo Milano, WAO PL7, Galleria Bonelli e mais. Ao todo, mais de 320 designers, estúdios de design, criadores e fabricantes prometem promover uma verdadeira atmosfera de criatividade e inovação, com uma série de instalações, workshops, demonstrações ao vivo, entre outras atividades. Vale conhecer, especialmente, o Barazante Ateliers, projeto da Zaventem Ateliers, que apresenta uma mostra de peças exclusivas de designers que refletem seus valores sociais e ambientais.
Conhecida por abrigar antigas fábricas, armazéns e oficinas, Tortona tem chamado cada vez mais de empreendedores e amantes da moda, fotografia e design e promete ser um dos distritos mais visitados da Milan Design Week. Por lá, o público tem a oportunidade de conhecer e apreciar icônicos hotéis boutique, galerias de arte, restaurantes e mais.
Por fim, o evento também conta com a a 5VIE Design Week, que seleciona os projetos que fazem parte do distrito para maximizar a qualidade estética, com foco no design colecionável e alto artesanato, e na mistura de design com disciplinas artísticas, de instalação e performance.