Inaugurado em fevereiro de 1912, o Mercado Modelo figura como um dos principais cartões-postais da capital baiana e, desde 1971, ocupa o famoso casarão amarelo localizado na Praça Visconde de Cayru, no bairro do Comércio.
Com a proposta de se consolidar como um importante centro de cultura, artesanato, gastronomia e turismo, o espaço tem passado por um processo de requalificação. Com investimento de R$12 milhões, as intervenções incluem a restauração dos elementos arquitetônicos e estruturais do estabelecimento. A primeira etapa da obra foi entregue no último mês de maio e beneficiou 120 de um total de 260 comerciantes que atuam no local

Com layout interno mais moderno, respeitando as características originais do edifício, o Mercado Modelo ganhou novos boxes para comercialização de produtos, um elevador com capacidade para oito pessoas, além de melhorias nas instalações. A obra abrangeu também reforma da passarela e do revestimento interno das paredes, troca de telhado, nova iluminação e implantação de sistemas elétrico, hidráulico e contra incêndio.
A requalificação do Mercado Modelo teve o projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira e tem previsão de conclusão em um ano. A execução das obras tem coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, por meio da Superintendência de Obras Públicas.
Foto: Rafael Batista
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.