Salvador se destaca como destino turístico e cultural preferido dos portugueses em prêmio internacional

A cidade de Salvador ganhou um importante reconhecimento durante a premiação portuguesa Prêmios Embaixadores 2024. A capital baiana foi escolhida como Cidade Embaixadora do Brasil em Portugal, sendo consagrada como o destino turístico e cultural preferido dos portugueses no Brasil. O prêmio, criado pelo jornalista Ricky Terezi, acontece desde 2017 e é sediado no grande Castelo de Palmela, na cidade de Palmela. 

“Neste ano, nossa cidade já foi apontada pelo Ministério do Turismo como o destino preferido dos brasileiros, e temos atuado em diversas frentes para trazer, também, pessoas de outros países. É o caso do Salvador Capital Afro, que mira o afroturismo e tem obtido grandes resultados com estrangeiros. Temos feito um trabalho robusto para fortalecer cada vez mais o setor de turismo (…) Então, esse prêmio é o resultado de mais uma frente de trabalho, feita junto aos europeus. Somos a primeira capital do Brasil, portanto guardamos um patrimônio imenso que dialoga com a cultura e faz parte da própria história de Portugal. Esse é um mercado importante para Salvador, pois temos voos diretos e diários de Lisboa para cá e esse é um público com altíssimo poder aquisitivo. Queremos expandir essa janela e gerar ainda mais emprego e renda para os soteropolitanos”, pontua o prefeito Bruno Reis.

Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Gegê Magalhães, o reconhecimento é fruto do trabalho que tem sido realizado em prol do desenvolvimento da cidade. “Mais uma vez feliz em Salvador ser reconhecida, em mais um prêmio internacional, que é muito importante para a comunidade europeia. Saber que nossa cidade foi escolhida como destino turístico e cultural preferido dos nossos irmãos portugueses nos deixa muito felizes”, celebra.

A premiação reconheceu o intenso número de visitantes portugueses que vêm à capital baiana, bem como o intenso calendário de festas populares, o maior Carnaval de rua do mundo e a gestão do Centro Histórico, com as requalificações e programações culturais. Também foram destaque a rede hoteleira, o aeroporto e o terminal marítimo da cidade.