Salvador ganhará centro cultural instalado no Palácio da Aclamação

A capital baiana passará a contar com um novo equipamento cultural na região próxima ao Centro Histórico. Em cerimônia realizada na última semana, o Banco do Brasil e o Governo da Bahia assinaram o protocolo de intenções para a criação do Centro Cultural Banco do Brasil. O novo CCBB Salvador-Bahia será o quinto aparelho cultural do BB, que possui outros centros no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

O equipamento vai ocupar o Palácio da Aclamação, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia desde 2010. O projeto arquitetônico ainda está em fase de aprovação e ainda não há uma data de inauguração definida. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Cultura, o Vila Velha, artistas locais, a Secretaria Estadual, o Ministério da Cultura e a TVE começarão a movimentar o espaço com uma série de atividades culturais.

“Quanto mais tivermos lugares para o acontecimento da arte e da cultura, quem ganha é o povo brasileiro. Mas especificamente da Bahia, a arte e cultura faz parte do DNA do nosso povo e ter uma casa como essa, eu fiquei muito emocionada com o que vai nascer aqui na nossa Bahia. Estou muito feliz. O Banco do Brasil começou na Bahia e nós merecíamos muito isso”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes.