O japonês Riken Yamamoto foi o grande vencedor do Prêmio Pritzker 2024, considerado o Nobel da Arquitetura. Em comunicado sobre o resultado, a equipe responsável pela premiação destacou que Riken foi escolhido “principalmente por nos lembrar que na arquitetura, assim como na democracia, os espaços devem ser criados pela vontade do povo”.
Ao longo da sua trajetória, o prestigiado arquiteto acumula trabalhos notáveis como a Universidade Nagoya Zokei, no Japão, concluída em 2022; The Circle no aeroporto de Zurique, na Suíça, finalizada em 2020; e a Biblioteca de Tianjin, inaugurada na China em 2012.
“A abordagem arquitetônica atual enfatiza a privacidade, rejeitando a necessidade de relações sociais. No entanto, ainda podemos honrar a liberdade de cada indivíduo enquanto vivemos juntos no espaço arquitetônico”, defende Yamamoto.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.