O Instituto Mandarina, organização social que fomenta e promove geração de renda para as potências criativas da Bahia, traz para a Mostra Casas Conceito 2023 peças feitas à mão oriundas de artesãos de várias regiões do estado. Com o tema “Memórias”, o evento acontece entre os dias 1º de agosto e 1º de outubro, em Salvador.
As produções artesanais irão compor o espaço Fábrica Cultural, assinado pelas arquitetas Adriana Araújo e Suzane Cabus, com a curadoria de Rodrigo Lira. No cenário, formado por uma escadaria que conecta os diversos ambientes da mostra, o público poderá conferir artes em cerâmica que combinam os estilos barroco e rococó, esculturas feitas em madeira e argila, peças bordadas, cestarias e painéis que se inspiram na natureza.
“Vai ser uma grande diversidade de produtos que demarcam as raízes e a força do empreendedorismo artístico no estado”, diz Suzane.
O intuito da exposição, segundo as arquitetas, é reverenciar a força do artesanato na Bahia, que é um setor que esbanja técnica, criatividade e é sinônimo de sustento para muitas famílias baianas. “A ideia é colocar os ‘fazeres e saberes populares’ no lugar de destaque e honra que merecem. Valorizando assim, o cultural, o social e o ancestral da nossa Bahia”, ressalta Adriana.
Todas as peças artesanais expostas na mostra Casas Conceito foram viabilizadas por meio do Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia.