Com a proposta de resgatar tecnologias ancestrais através da temporalidade do sagrado africano, o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, localizado no Centro Histórico de Salvador, promove a exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo”. A mostra, que fica em cartaz até 9 de março de 2025, reúne mais de 200 obras de 80 artistas negros, incluindo pinturas do sambista Heitor dos Prazeres, esculturas do museólogo Emanoel Araújo e retratos da fotógrafa da carioca Lita Cerqueira. Além de criações de artistas da Angola, Senegal, Guiné e Congo, que reverberam as tecnologias originárias da matrizes africanas fundamentais para a construção identitária do Brasil. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h (com acesso até às 16h30). Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com gratuidade aos domingos e quartas-feiras.
A exposição, que tem curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares, é dividida nos eixos temáticos Origens, Sagrado, Ruas, Afrofuturismo e Bembé do Mercado. “‘Raízes: Começo, Meio e Começo’ entrelaça a circularidade do tempo, para refletir sobre as tecnologias ancestrais. Presente, futuro e passado formam as raízes de um grande baobá. Para algumas etnias originárias africanas, essa espécie vegetal de grande porte é a árvore da vida. Reconhecemos a diáspora afro-brasileira como uma das ramificações dessa raiz ancestral”, explica Jamile, que também é diretora do Muncab.
Exposição – O núcleo “Origens” parte do princípio de tudo. Salvador é descrita como o útero da raça negra na diáspora. Narrativas visuais guiam o público pela travessia identitária das águas oceânicas que moldaram a formação dos quilombos a partir dos navios negreiros.
Já o território ”Sagrado” aprofunda as tradições espirituais. Mesmo dispersas, elas foram capazes de reatualizar e ritualizar suas conexões existenciais de pertencimento, por meio do culto aos orixás, nkisis e voduns juntados aos caboclos encantados da terra. Artefatos, músicas e danças celebram a força dos espíritos.
O espaço “Ruas” abraça o “pretuguês,” neologismo que define o simbólico universo linguístico, artístico, gastronômico, político, social e cultural enraizado nas matrizes africanas. A paisagem urbana das cidades de Salvador, Luanda, Montevidéu, Porto Novo, Havana e Lagos carregam semelhanças dessa identidade sinônimo da resistência.
O ambiente ”Afroturismo” promove o encontro entre ficção científica, tecnologia, realismo fantástico e mitologia para retratar a vida plena da população negra nas artes visuais e na moda. Desta forma, recupera a autoestima de povos historicamente subalternizados, para projetar futuros libertários por meio da inserção da estética negra nas artes consideradas contemporâneas.
Por fim, o eixo “Bembé do Mercado” registra os patrimônios culturais imateriais expressos na musicalidade, na língua, nos versos, nos sotaques e nos saberes sociais. A cidade de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia tornou-se palco do maior culto do candomblé de rua do Brasil, tendo sido realizado pela primeira vez em 1889 em celebração à Abolição da Escravatura.
“Os visitantes são convidados a refletirem sobre a diáspora afro-ameríndia e a continuidade das tradições ancestrais, baseando-se na experiência visual como um testemunho contemporâneo. A exposição é uma jornada imersiva para contemplar esse berço civilizatório sob a perspectiva das manifestações artísticas, dos rituais religiosos e do modo de organização social e política, transmitidos entre gerações”, destaca Jil Soares, co-curador.