Famosa Igreja do Passo e outros 56 imóveis são requalificados em Salvador

A famosa Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, mais conhecida como Igreja do Passo, está ganhando a requalificação da sua fachada. Localizada no Centro Histórico de Salvador, o templo religioso foi tombado como Patrimônio do Brasil pelo Iphan/MinC em 1938.

Os trabalhos são executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. Além da Igreja, outros 56 imóveis da Rua do Passo também estão sendo revitalizados. O objetivo é auxiliar na conservação do Centro Histórico, tendo em vista que a região é tombada pelo Iphan como Patrimônio Nacional e chancelada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Em 2018, a Igreja do Passo foi restaurada pelo Iphan com investimento de R$11,3 milhões do PAC das Cidades Históricas do governo federal. “A igreja data de 1736, mas a sua Freguesia do Santíssimo Sacramento é instituída desde 1718”, explica o coordenador do Escritório da Conder no CHS, o arquiteto Zulu Araújo. Segundo ele, a planta do templo é típica das igrejas baianas do século XVIII. “Construída em alvenaria de pedra e tijolos, ela possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro), com fachada barroca e interior neoclássico”, completa o coordenador da Conder.

Através do projeto “Pelas Ruas do Centro Histórico”, a Conder já requalificou mais de 200 vias em 11 bairros, a exemplo da rua Direita do Santo Antônio, onde foi realizado o rebaixamento da fiação aérea, valorizando o patrimônio histórico. Esse trabalho, que começou há sete anos e segue em andamento, já totalizou R$ 124 milhões em investimentos.