Entrevista: Andrea Velame

Conhecida pela sua inquietude, criatividade e espírito empreendedor, a empresária Andrea Velame prepara a V Edição da Casas Conceito, que promete ser um marco para o segmento de arquitetura e design de interiores, com muita inovação e novidades.

Com o tema “Memórias”, o projeto foi ampliado e passará a contar também com a Mostra Conceito Hotéis, reunindo projetos de suítes presidenciais envoltas na charmosa Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador.

Os eventos trazem a proposta de gerar um impacto positivo para a cidade, promovendo a união da iniciativa pública e privada em prol do desenvolvimento e revitalização do Centro Histórico de Salvador. Saiba mais detalhes na entrevista abaixo.

1- Como foi o processo de escolha do tema das mostras esse ano?

Andrea Velame: O tema é sempre sobre o que o ambiente impacta nas nossas vidas. No primeiro ano tínhamos uma área verde tão abundante que seria impossível não nos referendar a Raízes, ao desejo de apresentar moradas com afetividade, com cheiro de infância e bolo de vó.

A segunda o tema foi A(mar) , essa edição que construímos 3.000m sobre um enrocamento de pedra da Bahia Marina, foi um experiência singular…como não amar a nossa Bahia! 

Depois disso, fomos surpreendidos com a Pandemia e  a necessidade de nos reconectar, de buscar caminhos e daí surgiu a Casas Conceito Virtual, uma mostra tecnológica, que mexeu muito comigo para conseguir entender as novas experiências do mundo moderno e tentar sair na frente… e assim foi realizada uma Mostra em um cenário lúdico que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo em Londres, Paris ou Kathmandu, (risos), mas óbvio que escolhi a Baía de Todos os Santos e nesse cenário lúdico, criamos uma ilha ao lado do Forte São Marcelo, com dois prédios e 20 casas e alcançamos mais de 2M de visualizações.

Passada a pandemia, precisava escolher um novo local e sentia que depois desse hiato na vida de todos nós, e da saudade dos abraços e encontros eu queria um pouco mais desse projeto e decidi que tentaria abraçar projetos que saísse o LIXO para o LUXO, é assim nasceu a mostra de 2022, escolhi revitalizar uma escola abandonada há mais de 20 anos, e que precisava inserir toda aquela travessa no nosso projeto, portanto 25 casas foram pintadas, a igreja do Santo Antônio Além do Carmo, o Museu  da Capoeira e a praça do Santo Antônio com encontros de Jazz no fim da tarde, ora com toda essa poesia e essa entrega essa mostra teria que ter como tema o SOCIAL, pois para todos os envolvidos a entrega foi um legado para nossa cidade! 

Se eu sou apaixonada pela minha terra?! Nossa acho que isso não tem dúvidas e foi assim que surgiram na minha vida, dois projetos localizados na PRIMEIRA RUA DO BRASIL, e não tive dúvidas que queria muito resgatar MEMÓRIAS e acima de tudo construir histórias, impulsionar a nossa cidade e mostrar a necessidade da Primeira Rua do Brasil, se tornar a rua mais inteligente do Brasil! 

2- Como foi o processo de escolha da Rua Chile como local para receber o evento? O que este local representa de mais importante e de que forma ele se conecta com o tema “Memórias”?

AV: Fui inicialmente, ainda durante a Casas Conceito 2022, convidada para realizar a Mostra de Hotéis no Edf. Gorges, daí descobri o Edf. Duas Américas e me apaixonei! 

3. O que este local representa de mais importante e de que forma ele se conecta com o tema “Memórias”?

AV: Gosto de contar histórias, gosto de ouvir histórias, a vida é feita de memórias né?! E fui quando criança com a minha mãe na loja Slopper, me lembro da mulher de roxo na porta e do guarda Pele, adorava os bolinhos e frapê de coco da Cubana! Portanto as memórias nos impulsionam ao desejo de recriar experiências, de impulsionar o nosso futuro. Isso fascina e emociona. 

4- De que forma a Casas Conceito e Conceito Hotel podem contribuir para o fortalecimento do Centro Histórico de Salvador?

AV: Acho que a união da iniciativa pública e privada, é o grande futuro do nosso País, o Turismo da Bahia, precisa ser visto com mais carinho e fiquei feliz de ter o nosso projeto incentivado pelo Secretário Pedro Tourinho e pelo Prefeito Bruno Reis, que estão imbuídos em valorizar nosso Centro Histórico. 

5. Quais as principais tendências e novidades o público poderá conhecer nas mostras esse ano?

As Mostras de Decoração são verdadeiros celeiros de criatividade e inovação e a oportunidade de apresentarmos produtos diferenciados e arrojados ao mercado! 

AV: A Sherin-Willians, patrocinador pela quinta edição da Mostra, tem uma diversidade de produtos e cores, como tintas específicas para áreas  molhadas e protetoras de fungos, tintas para pisos com mais de 200 cores, tintas de maior rentabilidade e melhor cobertura, enfim apresentamos ao mercado mais uma vez em texturas variadas os padrões da maior indústria de tintas do mundo. 

6- Como funciona o processo de curadoria para escolha dos ambientes que serão apresentados?

AV: Nossa, essa talvez seja a parte mais difícil, meu coração fica apertado mas seleciono em função do tempo de participação na Mostra e assim vou tentando atender a todas as demandas… Mas esse ano mais de 15 escritórios ficaram fora da V Edição da Casas Conceito.

7- Quais as principais memórias você deseja criar nesta quinta edição da Mostra Casas Conceito?

AV: Quero reviver momentos e sabores, quero promover encontros especiais, quero realizar festas com muito glamour, mas quero mesmo que o público perceba a importância de escrever novas histórias…. Isso é o propósito da Casas Conceito.

8- Para você,  qual a importância da iniciativa pública e privada estarem atuando juntas em prol desse projeto? De que forma essa parceria pode contribuir para o fortalecimento dos setores de decoração, arquitetura, arte, design e gastronomia?

AV: O nosso Centro Histórico, só conseguirá ocupar um lugar de destaque no nosso País quando conseguirmos resolver problemas sociais e de segurança. Temos muito o que ver e viver, e para isso precisamos ver o poder público independente de partidos, darem as mãos na construção de um projeto maior.