Considerados verdadeiros templos culturais que preservam e celebram a história da humanidade, os museus são destinos obrigatórios para quem deseja entender mais sobre arte, história e ciência. Em diversas partes do mundo, a entrada nestes espaços é gratuita, seja todos os dias da semana ou em períodos específicos. Confira algumas dicas:
Museu de Arte de São Paulo
Primeiro museu moderno do país, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand está localizado no coração da Avenida Paulista e foi projetado pela renomada Lina Bo Bardi. O icônico equipamento cultural abriga a maior coleção de arte ocidental da América Latina, reunindo obras de artistas como Renoir, Botticelli, Manet e Velázquez. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Museu do Louvre
Considerado um dos museus de arte mais icônicos do mundo, o Museu do Louvre, em Paris, é destino obrigatório para quem está na capital francesa. Casa da famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre conta com mais de 400 salas e 35 mil peças em exposição. Na primeira sexta-feira do mês, a partir das 18h, a entrada é gratuita.
Museu Afro Brasil
Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é um espaço dedicado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados à cultura negra no Brasil. O acervo abriga mais de 8 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras, documentos, fotos e peças etnológicas, que abordam temáticas como religião, trabalho, arte e escravidão. às quartas-feiras, a entrada é gratuita.
Museu de Arte da Bahia
O Museu de Arte da Bahia é o mais antigo do estado e um dos mais antigos do país. Seu acervo é composto, essencialmente, pela reunião de duas coleções organizadas na Bahia a partir do século 19, sendo uma de Jonathas Abbott e outra de Goés Calmon. O público pode conferir também obras de pintores baianos, além de exposições temporárias, conferências, espetáculos de música e de teatro, e clube de leitura. O museu também abriga um acervo documental, composto por fotografias, postais, cartas, convites e mapas de grande relevância. A entrada é gratuita.
Galeria Nacional de Londres
Localizada na emblemática Trafalgar Square, a Galeria Nacional de Londres foi fundada em 1824 e possui uma coleção permanente composta por mais de 2,3 mil obras. No local, o público poderá conhecer obras de artistas como Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh e Rembrandt. A entrada é gratuita.