Conceito Hotéis: Apartamento assinado por Nathália Velame aposta na sofisticação despretensiosa de quem vive à beira mar

A Bahia é leveza, é abraço, é aconchego. Com essa inspiração, a designer de interiores Nathália Velame, que assina o apartamento 1101 da Mostra Conceito Hotéis, mergulhou nas referências da sua origem para apresentar o projeto ‘A. Maré’, um apartamento com DNA baiano para quem ama contemplar o belo, o design e a natureza, e não abre mão de se encantar por um mar de histórias que surpreende a cada dia, do nascer ao pôr-do-sol.

Apostando em uma sofisticação despretensiosa, o apartamento  explora o aconchego litorâneo e suas histórias através de um frescor que só a Bahia tem. Esses elementos são representados por cores claras, e pela textura da Sherwin-Williams, que remetem à areia e preservam a sensação acolhedora de quem vive à beira do mar. “Não queria nada que tirasse o brilho da vista, nem concorresse com a história da primeira rua do Brasil”, conta.

O ambiente foi pensado para transmitir um clima leve e acolhedor, valorizando conforto e funcionalidade. Um dos seus destaques é um bar desenhado com volumes curvos, que recebe uma seleção de bebidas especiais e ganham destaque através da iluminação indireta, convidando os moradores a celebrar a vida e desfrutar do espaço.

O toque de Brasilidade, tema que permeia a primeira edição da Mostra Conceito Hotéis, foi representado por uma seleção de objetos garimpados na  Feira de São Joaquim, em Salvador, de lá foram escolhidos cestarias, e peças em barro que garantem mais personalidade ao projeto.

O toque de cor do apartamento 1101 foi uma foto do artista visual Kiolo, feita durante um voo ao Morro de São Paulo. “Escolhemos justamente a maré, uma foto do mar, para que quando o ambiente fosse explorado, que o mar estivesse presente na decoração”, finaliza. Outros artistas como o fotógrafo Xico Diniz e a artista Nádia Taquary também  foram escolhidos para compor o ambiente. 

Vários elementos remetem a preocupação de NV, na riqueza de detalhes. A suíte principal procura traduzir uma desconstrução do previsto, trazendo a cama para o centro do quarto, como principal protagonista daquele ambiente, uma cabeceira de 4 metros, sem emendas mostra uma inspiração dos muxarabi. 

Uma parede em pedra determina uma sensibilidade por materiais naturais, e o cuidado no desenho de todos os detalhes que compõem o espaço, das taças de vinho a um descansador de livros, tudo foi cuidadosamente pensado pela Designer. Considerando que aquele apartamento seria a terceira ou quarta residência de um casal, Nathalia optou por um desenho mais simplista de armários com ventilação natural, a utilização de palhas para manter um clima de elegância e simplicidade, mas tirando partido de tecnologias como o cablight uma solução interessante na concepção do armário.