Figurando entre os principais destinos turísticos do Brasil, com sua rica cultura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego, a Bahia tem conquistado resultados cada vez mais expressivos. Entre os meses de janeiro e outubro de 2024, o estado recebeu 106.357 turistas internacionais, liderando as chegadas no Nordeste. Somente em outubro, foram mais de 11.600 estrangeiros, consolidando o estado como uma das principais portas de entrada na região. Já no Sudeste, São Paulo lidera como principal porta de entrada da região, com 200.664 turistas internacionais em outubro e mais de 1,8 milhão ao longo do ano. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 1,2 milhão de visitantes em 2024.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números refletem o esforço do governo em promover o Brasil como destino global. “O Pelourinho, as praias e a cultura baiana são cartões-postais que continuam encantando turistas de várias partes do mundo”, destacou ao portal PANROTAS.
Em outubro, mais de 508,7 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil, o maior volume já registrado para o mês desde 1989. No acumulado do ano, mais de 5,4 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, representando um crescimento de 13% em relação a 2023. Argentina, Estados Unidos e Chile lideram o ranking de principais emissores de turistas ao Brasil.