Avaliada em R$ 190 mil, casa feita por impressora 3D é instalada na Bahia

O município de Santa Cruz de Cabrália, localizado no extremo sul da Bahia, passa a contar entre os seus destaques arquitetônicos uma casa de 57 metros quadrados feita por uma mega impressora 3D. A estrutura, que pesa cerca de 22 toneladas, foi desenvolvida em oito dias, em um processo avaliado em R$ 190 mil.

O imóvel conta com sala, cozinha, banheiro e dois banheiros e, por ser impresso, pode ser transportado para outras localidades. A responsável pelo projeto é a Cosmos 3D, um consórcio formado pela Katz Construções e a espanhola IT3D. A estrutura do imóvel foi produzida no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, foram quatro dias para o processo de impressão, dois para a montagem e outros dois para acabamentos e decorações.

De acordo com Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, a “casa impressa” custa um valor similar ao da casa tradicional, mas tem como grande diferencial o tempo de execução da obra. “Essa casa foi montada em uma semana e chegou na Bahia em três dias. O prazo é um grande fator de sucesso”, explicou.