O Tierra Atacama, do grupo Tierra Hotels, foi eleito o melhor resort da América do Sul na 29ª edição do World’s Best Awards, premiação que elege os melhores hotéis, resorts, aeroportos e serviços de turismo do mundo, promovida pela renomada revista Travel + Leisure. No ranking mundial, o empreendimento de luxo localizado no Deserto do Atacama também figurou entre os destaques, conquistando a 19ª posição.

Situado em San Pedro de Atacama, o Tierra Atacama nasceu com o objetivo de se integrar em perfeita harmonia às paisagens desérticas, apresentando uma arquitetura pensada para interferir o mínimo possível nos cenários locais. No local, o público tem a oportunidade de se conectar com a herança ancestral dos povos andinos, seja através da decoração e da gastronomia, nos tratamentos do spa e até nas excursões conduzidas por guias especializados.

O resort de luxo, projetado pelos renomados arquitetos chilenos Rodrigo Searle e Matías González, foi construído no local de um curral de gado há muito abandonado e mantém as antigas paredes de tijolos de barro de adobe do curral original de 150 anos em sua entrada. As paredes e a vegetação foram integradas pela arquiteta paisagista chilena Teresa Moller, que criou uma verdadeira sensação de lugar dentro de um oásis fértil e exuberante no deserto. O espaço aposta em uma arquitetura que combina tradição e design contemporâneo, honrando a história do local e inspirando-se nas cores e texturas das paisagens circundantes. Amplas janelas dão as boas-vindas ao exterior, enquanto o design interior imersivo celebra o artesanato local e presta homenagem à cultura regional.