Praça Visconde de Cairu, em Salvador, passa a se chamar Maria Felipa

A praça Visconde de Cairu, localizada entre o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, no bairro do Comércio, em Salvador passa a se chamar Maria Felipa. A mudança do nome de um dos principais cartões-postais da cidade tem como objetivo homenagear a marisqueira considerada uma das grandes figuras da Independência do Brasil na Bahia. A medida foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Município.

A alteração do nome foi proposto em projeto de lei apresentado pelo vereador Luiz Carlos Suíca. No texto, o autor do PL argumenta que a heroína baiana, oriunda da Ilha de Itaparica, prestou relevantes serviços contra o domínio português, reunindo exércitos de mulheres para combater contra embarcações de portugueses que tentavam dominar o território baiano. 

Em julho do ano passado, o legado de Maria Felipa também foi celebrado na capital baiana com um monumento especial assinado pela artista plástica Nádia Taquary. “É um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana”, disse o prefeito Bruno Reis na época.