Salvador conquistou o título de Melhor Destino Criativo do Mundo, pela Rede Internacional de Turismo Criativo, que reconhece empresas, projetos e destinos que apostam no turismo criativo. A cidade, que venceu de outros 92 destinos turísticos, recebeu o prêmio pelo projeto Salvador Capital Afro, traçado pelo Plano de Desenvolvimento do Afroturismo de Salvador da Prefeitura de Salvador com a comunidade negra da capital e que vem sendo implementado desde 2021.
A premiação reconheceu ainda iniciativas nas categorias Estratégia para o Desenvolvimento do Turismo Criativo; Agência de viagens criativa/operadores turísticos; planejadores e consultores de viagens criativas; alojamento criativo e experiência criativa. Foram levados em consideração critério como originalidade, compromisso com a criação de um ecossistema sustentável e consideração dos princípios de sustentabilidade.
“O título que ganhamos, dentre as 92 competidoras, foi pelo trabalho do Salvador Capital Afro, o que reforça a importância de investir no afroturismo, de colocar o negro como protagonista do turismo e como o turismo é uma importante atividade econômica para a cidade”, afirma Jamile Machado, coordenadora de promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador.
A presidente da Rede, Caroline Couret, afirma que a escolha de Salvador enquanto Melhor Destino Criativo do Mundo foi unânime pelo júri internacional. “Além de propor uma ampla gama de experiências criativas que seduzem os viajantes em busca de autenticidade e valores humanos, o compromisso de Salvador se destaca pela cadeia de valor gerada no processo de cocriação de experiências. Um processo que faz parte do programa Salvador Capital Afro, focado na promoção do patrimônio e das tradições das comunidades locais, que fazem do turismo criativo um eixo de desenvolvimento sustentável para todos os setores da cidade”.