Trabalhando juntos há 40 anos, os arquitetos David Lake e Ted Flato, da Lake|Flato Architects, são os grandes vencedores da Medalha de Ouro 2024 do American Institute of Architects, principal homenagem anual da entidade. A honraria tem como objetivo reconhecer profissionais cujo trabalho teve uma influência duradoura na teoria e na prática da Arquitetura.

David e Ted acumulam mais de 300 prêmios na carreira e são reconhecidos por apostar em um trabalho focado em design inclusivo, biofílico e sustentável, com projetos que unem natureza, beleza e resiliência. Além disso, também são defensores do desenvolvimento urbano e contribuíram para proteger e preservar 50 mil acres de terra no Texas e conservar 35 mil acres de habitats críticos, da Virgínia Ocidental aos Everglades, na Flórida.

“Igualmente confortáveis ​​em liderar a sua inspiradora prática de design e em abordar questões ambientais e sociopolíticas controversas, ambos os arquitetos ultrapassam os limites do design, ao mesmo tempo que aliviam o fardo do nosso planeta (…) Os projetos que imaginam aumentaram a consciência coletiva em torno da nossa crise climática, ao mesmo tempo que cativaram um amplo público com edifícios que são, ao mesmo tempo, bonitos e sustentáveis”, avalia o AIA. Ao anunciar a homenagem, a entidade destaca ainda a capacidade de criar edifícios “sustentáveis, de alto desempenho e locais inclusivos, acolhedores tanto para o público como para os nossos colegas profissionais de design” como o principal legado da dupla de arquitetos.