Trazendo os conceitos de claro e escuro, e separadas por uma estante com fundo vazado, a Galeria Matriz e o The Latvian, criadas pelo arquiteto Danilo Cajaíba, são ambientes disruptivos no cenário baiano. “Por ser uma situação inusitada, já que os dois ambientes são assinados por mim, os sentidos das pessoas são ativados para correlacionarem os dois ambientes”, afirma o profissional.
A Galeria Matriz é uma expressão artística em si, sem tirar o protagonismo das obras de arte expostas no ambiente. Com a expressividade do mármore natural, teto espelhado e móveis em uma paleta de cores coordenada em um espaço branco, Danilo adiciona uma dimensão inovadora, permitindo que os visitantes se vejam e interajam com suas próprias percepções.
Por outro lado, o The Latvian, uma releitura do clube de negócios existente na Marina de Salvador, traz uma atmosfera sofisticada e inusitada. Com referências à Letônia, país de origem do sócio majoritário do espaço, o arquiteto utiliza os tijolos aparentes do Palacete para evocar os castelos do leste europeu. O piso em concreto, as mesas de mármore e o teto espelhado, igual ao da vizinha Galeria Matriz, quebram as expectativas de um ambiente tropical em Salvador, destacando a criatividade e a inventividade de Danilo Cajaíba dentro das Casas Conceito.