VI Casas Conceito: Chopperia Artesanal por Emily Queiroz, Luciano Geanizelle e Maurício Felzemburgh

Inspirados na rica história das bebidas fermentadas, os arquitetos Emily Queiroz, Luciano Geanizelle e Maurício Felzemburgh, da FMG+ Arquitetura, apresentam a Chopperia Artesanal para as Casas Conceito. “As bebidas fermentadas têm uma trajetória que antecede a própria civilização. Os primeiros achados arqueológicos que comprovam o consumo de cerveja datam de períodos pré-históricos e foram encontrados em vasos cerâmicos. Portanto, nada mais natural do que usar esses vasos como a principal referência para o ambiente”, explicam os arquitetos. O espaço foi concebido para contar uma história significativa, coordenando elementos históricos com materiais naturais, criando um diálogo entre tradição e contemporaneidade.


Tons terrosos e neutros foram fundamentais para a criação do espaço, remetendo à ancestralidade. Além disso, materiais como cerâmica crua, travertino baiano e concreto foram escolhidos para proporcionar uma sensação de conforto aos visitantes. O forro de vasos cerâmicos, porém, é o elemento central do ambiente, provocando surpresa com sua rusticidade e padrão aleatório. “Ao quebrarmos a concepção tradicional de como uma choperia deve ser, trazendo tons mais terrosos e acolhedores, conseguimos mudar totalmente a sensação do usuário no ambiente, mantendo a relação com a bebida”, destacam.


Conectando-se ao tema “Sensações”, os profissionais também exploram a experiência arquitetônica por meio de elementos que exploram a relação entre corpo e espaço, como amplas aberturas para o exterior e fotografias de grande escala. Por fim, a iluminação natural e a vista da Rua Chile, a rua mais antiga do Brasil, conectam o presente com o passado, proporcionando uma experiência emocional única.