Salvador se torna a primeira capital brasileira a obter certificação de cidades inteligentes e sustentáveis da ABNT

Salvador se tornou a primeira capital brasileira certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas nos indicadores internacionais de qualidade de serviços urbanos, qualidade de vida e cidade inteligente estabelecidos pelas normas ABNT NBR ISO 37120:2021 e NBR ISO 37122:2020. Além disso, foi a primeira cidade fora de São Paulo a obter a certificação. Até o momento, apenas São José dos Campos, Pindamonhangaba e Jundiaí haviam conquistado a chancela da entidade sobre seus indicadores oficiais.
 
O processo de certificação dos indicadores ISO/ABNT de Salvador foi conduzido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, com o envolvimento de todas as Secretarias Municipais e a consultoria da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, especializada no tema. Ao todo, foram mais de 130 indicadores aferidos e auditados, em temas que envolvem setores como educação, saúde, mobilidade, energia e iluminação pública, esporte, cultura, economia, entre outros.

Com um plano de longo prazo voltado à governança e à modernização de serviços e infraestruturas, sob o conceito de cidade inteligente, Salvador vem se destacando, nos últimos anos, com projetos como o Observatório da Cidade Inteligente; iluminação LED em todos os bairros; videomonitoramento e fiscalização de áreas públicas e grandes eventos; investimentos em ciclomobilidade, veículos elétricos e eletrificação da frota pública; sensoriamento urbano para fins de mitigação de desastres; digitalização do acervo histórico municipal, entre outras iniciativas.
 
“As boas práticas de Salvador para construção de uma cidade mais inteligente já vinham sendo reconhecidas, mas a certificação ABNT, inédita em uma capital brasileira, mostra em definitivo que estamos no caminho certo, com a tecnologia a serviço do bem-estar, da atratividade do território e da resiliência dos serviços municipais”, destaca Samuel Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia.