Salvador tem conquistado cada vez mais protagonismo como um dos principais destinos turísticos do país e referência da cultura afro-brasileira. No mês de novembro, a cidade registrou uma intensa movimentação de visitantes e uma taxa média de ocupação hoteleira superior a 90% — resultado que reforça o papel de destaque da capital baiana no turismo cultural e identitário.
De acordo com dados do Observatório do Turismo de Salvador, a taxa média de ocupação hoteleira de outubro superou a casa dos 70%, e o total de turistas cresceu 6,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a receita turística também apresentou resultado expressivo, alcançando R$ 17,4 bilhões entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os números refletem uma visão estratégica de longo prazo. “Salvador tem se consolidado como a capital mundial da cultura afro-brasileira, e isso é resultado de um trabalho contínuo de valorização da nossa identidade. O turismo cultural e étnico não apenas fortalece nossa imagem no mundo, mas também gera oportunidades, renda e dignidade para o nosso povo. Em novembro, a cidade vive um momento especial, com visitantes de todas as partes do mundo que vêm experimentar a energia, a história e a beleza da nossa cultura”, destacou.
Outro dado positivo do Observatório do Turismo de Salvador foi o aumento significativo do número de visitantes em equipamentos culturais, como o Memorial 2 de Julho, que registrou alta de 31% no mês de outubro.
O impacto econômico do turismo é expressivo: além de movimentar restaurantes, bares, hotéis e serviços, o setor tem sido um dos grandes vetores de geração de emprego e renda para os soteropolitanos.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.