Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo aponta Salvador como o destino nacional mais desejados pelos brasileiros. Em uma escala de 0 a 10, a capital baiana atingiu uma média de interesse de 7,1. Completam o top 5 do ranking Fernando de Noronha, com média 6,9; Rio de Janeiro, com média 6,7; os Lençóis Maranhenses, com média 6,5; e Florianópolis, com média 6,5.
“Qual é a diferença de 2024 para os últimos anos? Por que não era assim antes? O que mudou de 2020 para cá? Salvador Capital Afro. Foi investir na origem, investir na força ancestral, e não só simbolicamente. Não é só o símbolo. É preciso que a gente reforce que não é só representatividade”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho.
Intitulado “Tendências de Turismo”, o estudo mostra ainda que, dos 43% que responderam ter vontade de viajar em 2024, a Bahia ficou em segundo lugar entre os estados. São Paulo e Rio de Janeiro ficaram empatados em primeiro lugar. Ceará, Santa Catarina e Pernambuco também figuram no topo da lista.
O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, entre 7 e 11 de dezembro de 2023. Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.