Projeto desenvolvido por brasileiros conquista “Oscar do Design”

Os curitibanos Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, eleitos Forbes Under 30 em 2018, foram premiados no  iF Design Award de 2024, considerado o “Oscar do Design”. A dupla, que comanda há mais de uma década o Furf Design Studio, ganhou o prêmio pelo desenvolvimento de uma urna funerária à base de micélio (massa formada por um aglomerado de filamentos de um fungo). O projeto foi feito em parceria com a startup de design e biotecnologia Mush.

Batizada de “Navegar”, por ter formato de uma embarcação, a peça tem a capacidade de se dissolver em poucos dias na água ou na terra, servindo como fertilizante natural. Além de ser sustentável, ela também é bem mais acessível do que as urnas convencionais.

Para desenvolver a criação, a dupla se inspirou na célebre frase de Fernando Pessoa “Navegar é preciso”. “Somos apaixonados por conseguir produzir algo que traga simbologia, poesia e bons negócios (…) Acredito que a urna tenha sido premiada justamente por isso: ela tem uma sensibilidade ambiental, emocional e também econômica”, conta Brenner.