Palacete Tira-Chapéu passa por restauro e é reaberto como centro gastronômico e cultural

O histórico Palacete Tira-Chapéu, erguido no início do século XX pela Associação dos Empregados do Comércio da Bahia e tombado pelo patrimônio histórico, passou por obras de revitalização e volta a abrir as portas para o público como um importante polo cultural e gastronômico de Salvador. A reabertura do espaço localizado na Rua Chile aconteceu nesta segunda-feira (2) e também marcou a inauguração da VI Casas Conceito, mostra de decoração, design e arte criada pela empresária Andrea Velame.

A festa contou com a presença de importantes personalidades como o prefeito Bruno Reis e o ex-prefeito ACM Neto, além de personalidades, profissionais do segmento e formadores de opinião. O ponto alto do evento ficou por conta da apresentação do maestro João Carlos Martins e show do cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown.

“Falar sobre o projeto desenvolvido aqui no Palacete do Tira-Chapéu é falar de sensações, não é à toa que este é o tema da mostra deste ano. Quando você chega a este lugar, sente um resgate da história. Cheguei ao dia de hoje extremamente feliz, porque vi esses 40 escritórios realizarem um verdadeiro balé, um balé de contar histórias entre o que foi o passado, o que será nosso futuro e o que é o nosso presente. Unimos cinco prédios e estamos entregando a Salvador um equipamento que está preparado para o futuro”, destaca Andrea Velame.

Para os interessados em saber mais sobre o processo de restauro do icônico equipamento, até o dia 3 de novembro, a exposição “Uma Imersão na História do Restauro do Palacete Tira-Chapéu” estará aberta ao público.

O complexo também conta com restaurantes, como o liderado pelo chef francês Claude Troisgros, o Preta – da chef Angeluci Figueiredo –, o Ibérico (Grupo Soho), o bar Paraíso (do Purgatório Bar) e o Casaria, além da enoteca The Latvian, do fumoir da Jamm Charutos, da Choperia da Heineken e um café da Três Corações.