Os 75 anos do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Em 2023, o Museu de Arte Moderna de São Paulo comemora dois importantes marcos: 75 anos de história e 30 anos de seu Jardim de Esculturas, um espaço de 6 mil metros quadrados projetado por Roberto Burle Marx, onde são expostas obras do acervo a céu aberto. Para celebrar a data, o equipamento cultural, considerado um dos mais importantes do país, promoveu uma festa beneficente com o tema “A Arte Parte de Você”.

“Um museu é feito de histórias, de memórias, de conexões e de pessoas. O apoio da sociedade civil foi e é fundamental para que a gente consiga manter iniciativas como a gratuidade aos domingos e desenvolver ações artísticas e educativas que atendem um público amplo e diverso”, comenta Elizabeth Machado, presidente do MAM.

A cenografia criada pelo arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia transformou o MAM em um grande ateliê de artista, enquanto a programação contou com apresentação do humorista Paulo Vieira, um pocket show com voz e piano da cantora Fafá de Belém e after party com a DJ Marina Diniz. O menu do jantar foi assinado pela chef Neka Menna Barreto e harmonizado com vinhos da Solar Viejo Tempranillo, da vinícola espanhola do Grupo Freixenet.

Fundado em 1948 por Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda de Ataliba Nogueira Penteado, o Museu de Arte Moderna de São Paulo está localizado no Parque Ibirapuera e conta com uma coleção com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira, incluindo nomes como Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Emiliano Di Cavalcanti, Francisco Rebolo, José Antônio da Silva, Joan Miró, Marc Chagall, Mario Zanini, Pablo Picasso e Raoul Dufy.

Tanto o seu acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo e a pluralidade da produção artística mundial. A programação do espaço inclui ainda cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas.