Na parte térrea da quarta edição da Casas Conceito 2022, os visitantes já se deparam com uma brilhante variedade de cores. Essas expressões reflexivas, que saem das ruas e decoram o hall de entrada da mostra, são fruto do projeto do arquiteto Regi Amaral, da R.A Arquitetura.
Inspirado pelo sincretismo religioso da Bahia, a manifestação da fé em Santo Antônio pelas ruas do bairro homônimo foram os pilares para a criação do ambiente de 61m², que, além das inúmeras esculturas religiosas expostas, recebe a arte em grafite do artista e tatuador Onekbça, o qual coleciona exposições em eventos como Meeting of Favela (Rio de Janeiro), Recifusion (Recife) e Hall of Fame (Brasília). A escolha pela arte urbana, segundo o arquiteto, visa gerar identificação com o público diversificado da mostra. O toque inovador fica a cargo da utilização de tintas spray, que conferem vida às paredes, ao piso e até mesmo ao teto da locação.
A escolha por tons terrosos em mescla com as cores confere o toque de receptividade e acolhimento ao público em seu primeiro contato com a entrada da mostra, algo de suma importância para o retorno tão aguardado de eventos integrativos de decoração. Regi Amaral acredita que, após um longo período de reclusão, todos os sentidos do público devem ser aguçados através destas intervenções. “Acredito que a 4ª Mostra Casas Conceito 2022 irá trazer uma maior inventividade por parte de todos envolvidos. Não tem como sair de um período de isolamento da mesma forma que entramos. Seja no pessoal, no profissional e principalmente no social,” explica ele.