Inspirada na força poética e no legado de Castro Alves, a Suíte Castro Alves traduz elegância e sofisticação, resgatando a atmosfera do século XIX em diálogo com o morar contemporâneo. O espaço criado por Eliane e Laís Kruschewsky para a Mostra Casas Conceito valoriza a riqueza estética do período de atuação do poeta, trazendo à tona sua grandiosidade por meio de peças de antiquário, escolhas refinadas de mobiliário e uma paleta que une tons sóbrios de madeira escura ao aconchego dos beges.
A linguagem arquitetônica da suíte propõe integração total dos ambientes, proporcionando fluidez e aconchego, em um layout que conecta vestir, banheiro e área de dormir em um único fluxo contínuo. O acesso se dá pela área destinada ao vestir, que se conecta ao espaço do morar através de um volume central: o banheiro. Esse volume apresenta soluções de diferenciação espacial: a caixa solta das laterais, o pé-direito rebaixado, a variação de piso e a divisória vazada criam contrastes sutis, ao mesmo tempo em que garantem permeabilidade visual e fluidez. A divisória em madeira estabelece transições sutis entre o lavatório e a parte mais íntima —chuveiro e vaso sanitário — preservando a privacidade sem perder a leveza visual.
Na área do dormir, a cabeceira curva abraça a cama e as mesas de cabeceira, reforçando a sensação de abrigo e aconchego. Essa cabeceira é revestida por um papel de parede tipo tecido que traz ainda mais conforto para o espaço. A paleta em tons de bege, associada à madeira escura, e escolha do mobiliário reforça ainda mais o conceito do espaço. Móveis de design brasileiro de renomados designers como Jader Almeida, Ronald Sasson e Roberta Banqueri dividem a cena com as peças de antiquário, trazendo a atmosfera sofisticada do século XIX para o presente e reinterpretando-a sob uma ótica contemporânea. Esse gesto arquitetônico sintetiza a proposta do ambiente: unir funcionalidade e poesia em uma atmosfera atemporal, onde memória e modernidade coexistem em homenagem ao poeta da liberdade.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.