Com o objetivo de promover a cultura afro-baiana e o turismo sustentável, a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador realizou na última sexta-feira (1), na Casa de América, em Madrid, na Espanha, o “Salvador da Bahia: Primeira Capital da América Colonial à Capital Afro das Americas”. O evento é fruto da parceria da Prefeitura de Salvador com a Organização dos Estados Íberoamericanos.
Na ocasião, o titular da Secult, Pedro Tourinho, apresentou ao corpo diplomático ibérico e latino americano, organizações sociais e demais instituições espanholas a estratégia do governo municipal para a preservação do Patrimônio Cultural material e imaterial, destacando a herança afro-brasileira da cidade e os esforços de revitalização do centro histórico como meio de reimaginar o espaço urbano através da cultura.
“A perspectiva decolonial com que estamos trabalhando a cultura de Salvador vem se tornando um exemplo para todo o mundo. É pauta urgente e assunto de interesse global. Estar na Espanha compartilhando nossas experiências com países ibéricos é nosso dever, e motivo de muita alegria para todos nós”, afirma o secretário.
Com sede no Palácio de Linares, tradicional ponto turístico da cidade, a Casa de América tem o objetivo de estreitar relações entre a Espanha e o continente americano, em especial, a América Latina e o Caribe e visa difundir as atividades culturais, sociais, políticas e econômicas da América Latina em Madrid.