A última pesquisa mensal de serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística coloca, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%.

Já de acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia, somente no primeiro trimestre de 2025, o estado arrecadou no turismo mais de R$ 1,5 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, um aumento de 20,5%, no comparativo com o mesmo trimestre de 2024.

“Os resultados alcançados superaram as nossas estimativas para os cinco primeiros meses do ano. Seguiremos firmes no trabalho para manter a liderança dos baianos na indústria brasileira de viagens”, pontua o titular da Secretaria de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.