Com a proposta de trazer cada vez mais comodidade e segurança aos lares, o conceito de casas inteligentes tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial, atualmente existem mais de 900 mil casas inteligentes no país. Em 2015, esse número não passava de 300 mil.
De uma maneira simples, ter uma casa inteligente trata-se de automatizar as atividades que fazem parte da rotina por meio de uma tecnologia chamada IoT, capaz de conectar tudo a um servidor comum. Com isso, atividades corriqueiras como acender ou apagar a luz, ligar ou desligar aparelhos, saber as principais notícias do dia, criar uma lista de supermercado, varrer o chão, entre outras, podem se tornar cada vez mais simples. Aplicações dessa tecnologia que, talvez, sejam as mais conhecidas são as Smarts TV, geladeiras inteligentes, iluminação automática, alarmes de segurança, fechaduras automáticas, etc.
Em termos de valores,o preço para tornar uma casa inteligente varia muito a depender de fatores como o tamanho da residência, tipos de equipamentos, entre outros. Além dos benefícios relacionados a conforto e segurança, essa tecnologia também pode ser uma importante aliada quando o assunto é acessibilidade e sustentabilidade.
No caso de pessoas com deficiência, botões que podem fazer prateleiras descer e lâmpadas conectadas à campainha podem trazer uma maior qualidade de vida a esse público. Também é possível utilizar a automação para o controle do gasto de energia, por exemplo, configurando as luzes para serem apagadas em horários determinados, o ar-condicionado quando atingir temperaturas pré-definidas, entre outras possibilidades.
Mercado
Alinhada a esta tendência, a Vivo inaugurou, nesta semana, a Casa Vivo, um espaço que demonstra, na prática, as soluções de tecnologia e conectividade oferecidas pela empresa, mostrando que ter uma casa inteligente é prático e acessível.
No local, há espaços expositivos com 160 aparelhos tecnológicos de saúde, bem-estar, produtividade, áudio e para animais de estimação. Entre os itens, estão drones, lâmpadas, cafeteiras e comedouros de animais de estimação que têm o seu funcionamento automatizado.
Além disso, a Vivo também passou a adotar o posicionamento “Viva no seu tempo”, que defende uma relação saudável e equilibrada com a tecnologia, a partir do momento em que ela virou parte essencial do nosso dia-a-dia.
“Desde sempre olhamos para as relações humanas para além da tecnologia, e vamos nos atualizando conforme mudanças, tentamos adiantar tendências”, coloca Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.
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