A proposta de Mário Figueiredo para a Casas Conceito Virtual Experience é um Loft horizontal, plano, que se entregue e se integre ao máximo à natureza exuberante da Baía de Todos os Santos. O conceito traz espaços para serem usados, poucos armários, poucos compartimentos com o objetivo de repensar o excesso de espaços acúmulo de coisas, provocar a reavaliação sobre o que acumulamos, estimular a renovação e a doação das coisas inúteis ou que perderam seu sentido na nossa história. Confira uma entrevista exclusiva com o profissional e dia 16 de novembro você vai poder ver esse e todos os ambientes da mostra aqui no nosso site.
AV – Conte para a gente um pouco sobre o seu ambiente na Casas Conceito Virtual Experience.
Mario – A nossa proposta é de um ambiente, um Loft horizontal, plano, que se entregue e se integre ao máximo à natureza exuberante da Baía de Todos os Santos. Cores leves e claras, móveis de linhas arredondadas e orgânicas, estruturas delgadas e vazadas permitem a visão da Baía de todos os espaços.
AV – Qual foi a sensação de projetar um espaço sem delimitações? Acha interessante o conceito da planta livre para lançamentos imobiliários?
Mario – Trazemos o conceito de espaços para serem usados, poucos armários, poucos compartimentos, privilegiar o USO e o VER, repensar o excesso de espaços de guarda e acúmulo de coisas e reservar o máximo para o uso, provocar a reavaliação sobre o que acumulamos, estimular a renovação e a doação das coisas inúteis ou que perderam seu sentido na nossa história. A nossa maior inovação não é tecnológica é a renovação do estado de espírito focado no VIVER.
AV – O que mais te impactou em participar de uma mostra virtual? O que espera de retorno?
Mario – Arquitetura e Interiores sempre teve uma grande parte de seu trabalho produzido de forma virtual, na mente de seus profissionais, projetar é pensar à frente, o Imaginar é essencialmente virtual, mas a falta da vivência na escala real do ambiente, da proporção do olho humano, a produção de objetos, os detalhes do “último dia”, e os improvisos que sempre dão um sabor especial fizeram muita falta, o virtual é muito eficiente para o entendimento de uma proposta, mas para ser um trabalho final precisamos evoluir ainda na oferta de componentes virtuais e nos softwares de imersão virtual, tudo ainda é muito “lá”, “alí” , e precisamos mais do “aqui” no mudo virtual.
AV – O que planejou para trazer emoção ao seu espaço?
Mario – A proposta de ser parte da natureza e não apenas expectador envolto em paredes, essa é a emoção que pretendemos passar.
AV – Conte para a gente algumas escolhas suas para o projeto.
Mario – Armários com amplitude de uso de cores , onde a personalização dos modulados através do uso de cores e desenhos mais livres quebram a planicidade e monotonia dos armários. Além de um sofá curvo amarelo e o trampolim no deck.
AV – Qual a sua expectativa para a Casas Conceito Virtual Experience?
Mario – Será um Divisor-de-águas, com a racionalização dos custos e da tecnologia é a forma do futuro na comunicação entre as pessoas, ainda muito caro, ainda muito lento e com limites graves principalmente dos elementos de produção, mas tudo será resolvido em breve, poderemos chegar numa loja, fotografar um objeto, uma móvel ou uma obra de arte com o celular e ele rapidamente virar um elemento 3D, usado em tempo real. Chegaremos!
Casas Conceito Virtual Experience, Uma mostra na Palma de sua Mão
Lançamento da Mostra Completa – 16 de Novembro
Onde – www.andreavelame.com.br
Master Plan – Estúdio Marcus Barbosa.
Áreas Comuns – Nathalia Velame.
Realização – Grupo AV
Patrocínio – Home Design, Transparence Vidros e Ilha Bimbarras
Apoio – Dell Anno Salvador, Sherwin Williams, Home Design Casual, Básica Home, Uniflex Única, Omni Light e Pavimenti.