Carnaval de Salvador pode ser destaque no maior evento de criatividade do mundo

Pela primeira vez, o Carnaval de Salvador pode ser um dos temas de destaque do maior evento de economia criativa do mundo, o South by Southwest, também conhecido como SXSW. Realizado no Texas, nos Estados Unidos, o evento reúne, anualmente, milhares de pessoas em um encontro que movimenta as indústrias mundiais de tecnologia, inovação, cinema, música e cultura.

A Empresa Salvador Turismo, órgão responsável pelo calendário de eventos da capital baiana e ligada à Prefeitura de Salvador, encaminhou para a seletiva do SXSW o projeto “Por trás das cenas do maior Carnaval do mundo”. A proposta destaca a diversidade econômica e o alcance do evento soteropolitano dentro do mercado cultural.

Em defesa, a pasta municipal abordou sobre como o maior Carnaval do mundo reúne mais de 10 milhões de pessoas em 14 dias, transformando ruas e avenidas em um mar de cores, música e dança, destacando a logística por trás do evento de massa e a mágica que acontece desde o planejamento até a execução. A apresentação traz informações sobre a complexidade logística, diversidade cultural, atração de investimentos, a gigantesca infraestrutura pública, tecnologia, branding, marketing, além do planejamento e governança que torna possível a execução do evento.

Votação – Os painéis que farão parte da programação do SXSW são definidos a partir de um sistema de votação disponível em https://panelpicker.sxsw.com/vote/152174. Para colocar o Carnaval de Salvador como um dos assuntos abordados durante o mega evento de criatividade, é preciso que o painel alcance um número de relevância na votação on-line. É possível também comentar sobre a importância da iniciativa, o que amplia ainda mais as chances da participação.

“Vamos projetar a nível mundial esse produto que vem de Salvador, mas sabemos que é um dos mais importantes do Brasil, quando falamos em cultura. A realização do nosso Carnaval envolve uma coordenação meticulosa, desde a montagem de toda a infraestrutura que envolve mais de 20 órgãos de todas as esferas, fiscalização, gestão das marcas e comunicação, até a organização dos desfiles, cada detalhe é cuidadosamente planejado. São mais de 2.700 horas de música ao vivo, mais de 20 espaços temáticos com artistas de diversos gêneros tocando para um público exuberante e diversificado, celebrando sempre a diversidade cultural. Apresentar o Carnaval de Salvador para o mundo e, especificamente, para esse universo criativo e midiático nos trará bons frutos”, destaca o presidente da Saltur, Isaac Edington.