Uma antiga quadra a céu aberto com duas traves, um declive de 50cm e uma área de 360m2, assim é o espaço que Marcus Barbosa assina na quarta edição da Casas Conceito, o Bar Garden Bistrô̂ SDB. “O desafio sempre é instigante, fiz dessa experiência, um momento de desconstrução de limites e a ocasião em que ousei me mostrar como artista”, conta Marcus.
O ambiente é um espaço de convivência e não apenas de visitação que abriga a área do restaurante, para as pessoas estarem juntas. O desafio era tornar esse espaço aconchegante, confortável aos olhos, que trouxesse uma solução de arquitetura marcante e leve para se estar.
O profissional escolheu um tom de marrom para envelopar todas as paredes e os tetos de forma a criar que desse às pessoas a sensação de estar em um grande jardim. “Parti de um quadrado central, desenhado a 45 graus, o que gerou o movimento que desejava ao espaço, com as mesas ao seu redor e os lounges de estar nas bordas permitindo a liberdade de circulação do público”, conta.
As paredes estão forradas com telas e relevos da autoria de Marcus Barbosa. Ele também criou algumas esculturas em aço corten. O forro era outro grande desafio por conta da grande dimensão da área e através de desníveis e balanços, conseguimos um resultado interessante como elemento arquitetônico do ambiente. Características marcantes deste espaço, os móveis escolhidos são originalmente para áreas externas, mas a escolha do design, das cores e texturas trouxe para o interior casualidade e elegância. “Evitei o uso de peças decorativas e experimentei a força da arquitetura e da arte como elementos definitivos para o que imaginava. A tecnologia do som e da imagem arrematam a ambiência do espaço” pontua Marcus. Outro ponto de destaque é o paisagismo, assinado por Barbosa que trouxe a importância da vegetação.