Arquitetos Alex Galletti, Natália Oliveira e Paula Cal homenageiam cantor Jau em sala de leitura interativa

O hábito da leitura tem o poder de nos transportar para outras épocas, cenários e países, além de despertar ideias e contribuir para a construção de um repertório rico. Pensando nisso, os escritórios Studio Floor e Alex Galletti se uniram para a criação da Sala de Leitura da Mostra Casas Conceito 2022. Os profissionais responsáveis pelo projeto são Paula Cal, Natália Oliveira e Alex Galletti.

Homenageando o cantor Jau, eleito pelos arquitetos como a personificação de Salvador, o ambiente contará com inovações tecnológicas para o ato da leitura, que sofreu modificações ao longo dos anos. “Queríamos ressignificar o ato da leitura, não apenas utilizando de livros físicos, mas também da tecnologia com áudios recitando poemas, trechos de livros e outros. Desde o início do projeto, decidimos sair da zona de conforto,” explicam. O material audiovisual será produzido pelo cantor, recitando e cantando poemas, com cenas de iluminação controladas junto à sonorização. 

A escolha das cores foge ao convencional, quebrando a regra da sala de leitura escura, com cara de escritório antigo, móveis de madeira pesados. A tradicional poltrona de couro é substituída pelo modelo Amoebe Highback na cor amarela, desenhada por Verner Panton para a marca italiana Vitra. Seu design arrojado e moderno, além de chamar atenção, possui espaldar alto e conforto acústico para o leitor. 

O ambiente também propõe o toque de natureza, com espaço projetado para uma árvore na base da parede de estantes desenhada pelos próprios arquitetos, com iluminação backlight em formas retas e curvas, proporcionando uma aura de aconchego e leveza. As obras de arte escolhidas para o espaço receberam uma curadoria minuciosa. 

Para os arquitetos Paula, Natália e Alex, a mostra Casas Conceito desse ano vem com um sentido ainda mais especial. “Para nós, será a ressignificação do novo conceito de morar, junto à premissa de uma amostra com o olhar social. Temos certeza que o público será surpreendido e deixaremos um legado tanto para a Escola Divino Mestre, quanto para todo o bairro do Santo Antônio Além do Carmo”, finalizam.