Salvador manteve a tendência de crescimento no turismo e na cultura em maio de 2026, com resultados positivos em todos os principais indicadores do setor na comparação com o mesmo período de 2025. Dados do Observatório do Turismo de Salvador apontam um aumento na ocupação hoteleira, no fluxo de visitantes, na receita turística e na visitação dos equipamentos culturais administrados pela Prefeitura.
A taxa média de ocupação hoteleira na capital baiana alcançou 62,24% em maio, um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O desempenho confirma a recuperação contínua da demanda turística e mantém Salvador com índices acima de 60% ao longo de 2026.
O fluxo de visitantes também apresentou alta. Cerca de 762,4 mil turistas passaram por Salvador no período, o que representa um aumento de 4% na comparação com maio de 2025. O resultado impactou diretamente a economia local, com crescimento estimado de 3,9% na receita turística.
Os equipamentos culturais da cidade também registraram avanço na visitação, reforçando o interesse de turistas e moradores pela cultura soteropolitana.
A Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho, recebeu 5.112 visitantes em maio, com crescimento de aproximadamente 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os públicos, os visitantes estrangeiros tiveram alta de 20%.
A Cidade da Música da Bahia, no bairro do Comércio, registrou 4.699 visitantes, um aumento de 9% na comparação anual. Já o Memorial 2 de Julho, no Largo da Lapinha, teve um dos melhores desempenhos do período, com crescimento de 30% e 565 visitantes, alcançando o quinto mês consecutivo de alta.
A Casa das Histórias de Salvador também apresentou crescimento, com 4.520 visitantes em maio e alta de 13% em relação a 2025, recuperando o desempenho após meses de queda.
“Os números de maio confirmam que Salvador vive um momento muito positivo. Esse crescimento é resultado de um trabalho planejado de posicionamento da cidade nos mercados nacional e internacional, da ampliação do calendário de eventos, dos investimentos em infraestrutura turística e cultural e da valorização da nossa identidade”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Reis.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.