Considerado uma das três artes clássicas do refinamento japonês, a cultura do chá foi o ponto de partida para inspirar o espaço assinado pelo arquiteto Felipe Cady na Casas Conceito 2023, que aposta na sofisticação e na atenção aos detalhes.
Para desenvolver o Espaço Gaia, um Tea Room, Cady usou como referência o Wabi-sabi, um ideal filosófico japonês centrado na aceitação da transitoriedade dos objetos e dos seres humanos, destacando a imperfeição e a impermanência do belo.
Esteticamente, esse conceito pode ser identificado pelo minimalismo, pelo que é rústico, assimétrico, irregular, artesanal. Bem como pelo uso de objetos naturais, brutos, como madeira, pedras, metais e plantas; ambientes que transmitem um clima intimista, modesto e de aconchego.
Outro ponto de destaque do projeto é a sua preocupação com a saúde e qualidade de vida. Elementos são utilizados para promover conforto e uma conexão especial com a natureza, fruto da inspiração no Design Biofílico, que conecta a necessidade inerente de afiliar a natureza ao ambiente moderno construído. O resultado é um ambiente sofisticado, estritamente poético em sua composição, onde cada detalhe foi pensado para trazer um clima intimista e de aconchego.