Os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, que celebram 18 anos de parceria com o escritório Manarelli Guimarães, trazem para a Casas Conceito o ambiente “Convés”, um espaço de contemplação e permanência, inspirado na simbologia dos conveses das antigas embarcações, lugares de passagem, encontro e abertura para o horizonte. Inserido em um prédio histórico de Salvador, o ambiente dialoga com a memória dos portos e do mar como elementos fundamentais da identidade baiana, reforçando a conexão entre arquitetura, tempo e paisagem.
O projeto parte da ideia do convés como espaço de circulação e convivência. Isso se reflete no uso de materiais naturais, na organização fluida e na presença de um núcleo central que conecta as diferentes funções do espaço. Mais do que representar o mar de forma literal, o objetivo é proporcionar uma vivência sensorial e simbólica, um convite à pausa e aos encontros.
Todo o ambiente é revestido em madeira, reforçando a analogia com os conveses náuticos, além de possuir uma paleta que faz referência à areia e aos tons de azul da coleção Entrelaços, que remetem diretamente ao mar e ao céu, estabelecendo uma relação simbólica e visual com a paisagem de quem veleja.
“Participar da Casas Conceito, localizada em um prédio histórico de frente para o Elevador Lacerda, na primeira rua do Brasil, tem um significado especial: é retornar ao lugar onde tudo começou. Foi a partir de Salvador que levamos o nome da Bahia para diferentes lugares, sempre reafirmando nosso DNA e nosso compromisso com a excelência e com uma arquitetura que respeita a história, valoriza a cultura e projeta o futuro. Um marco que celebra 18 anos de atuação e nos impulsiona a seguir criando projetos que traduzem identidade e propósito”, afirmam Thiago e Ana Paula.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.