A Prefeitura de Salvador está presente na COP30, que começou nesta segunda-feira (10) em Belém, no Pará. A capital baiana fará a coordenação de dois painéis da programação oficial: um sobre Gestão de Resíduos Sólidos, na terça-feira (11), e outro abordando Grandes Eventos e Ação Climática, na sexta-feira (14). Além disso, os gestores municipais participarão de diversos debates internacionais ao lado de líderes de sustentabilidade do Brasil e do mundo durante toda a semana.
O prefeito Bruno Reis estará na capital paraense nesta terça (11), onde assinará acordos para a descarbonização da economia, participará de uma Sessão de Alto Nível da COP30 e apresentará soluções inovadoras de Salvador para o reaproveitamento de resíduos, geração de empregos verdes e redução de emissões de gases de efeito estufa, com destaque para os programas Recicla Capital e RODA.
Recentemente, algumas dessas iniciativas conquistaram reconhecimento internacional, durante os eventos de preparação para a COP30. A capital baiana foi premiada pela Bloomberg Philanthropies e pela C40 Cities, recebendo o Prêmio de Soluções Sustentáveis para Resíduos pelo programa Recicla Capital. Além disso, foi reconhecida entre as 11 cidades do mundo que mais reduziram emissões de gases de efeito estufa, sendo a única da América Latina a alcançar uma redução superior a 30%.
Com a participação no evento, Bruno Reis reforça o compromisso da capital baiana com o desenvolvimento sustentável: “Salvador tem avançado em políticas públicas que unem inovação, eficiência e cuidado com as pessoas. Estar na COP30 é reafirmar o protagonismo da nossa cidade na agenda climática, mostrando ao mundo que é possível unir crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental”, destaca.
Além do prefeito, estarão na COP30 representantes dos órgãos municipais o titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, e o subsecretário, Walter Pinto Júnior, que estarão à frente da representação técnica, assim como o secretário de Mobilidade, Eles vão se dividir entre painéis oficiais e atividades estratégicas voltadas à promoção de ações locais e à cooperação internacional.
“A presença da Prefeitura na COP30 consolida a nossa liderança entre as capitais brasileiras na agenda climática. Vamos compartilhar resultados concretos de programas que unem inovação, inclusão e sustentabilidade, e também aprender com experiências internacionais. É uma oportunidade de projetar Salvador como referência em ação climática, cultura e governança urbana sustentável”, afirma Euler.
Primeiros compromissos – A participação da comitiva soteropolitana em Belém começa nesta segunda-feira (10), com a presença no painel “Oportunidades para Descarbonizar a Economia por meio da gestão adequada de resíduos – Créditos de carbono da Reciclagem” e a abertura do Pavilhão Belem+10.
Na terça-feira (11), o prefeito Bruno Reis participará pela manhã do painel “Gestão de Resíduos e Economia Circular”, promovido pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente.
Durante a agenda, será realizada a Sessão de Alto Nível da COP30, com a assinatura de um Termo de Compromisso para a descarbonização a partir de projetos de biometano do setor de resíduos sólidos. Bruno Reis assinará o acordo por Salvador. A sessão terá a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro das Cidades, Jader Filho, além de outras autoridades.
Ainda no turno da manhã, Bruno Reis tem participação prevista no painel “Aproveitando o financiamento público e privado para a ação climática urbana: o papel dos intermediários financeiros”, promovido pelo Gap Fund, em parceria com a IDFC Facility.
À tarde, Salvador coordena o painel “Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional”, com a participação do prefeito Bruno Reis. O evento contará com gestores de Palmas (TO), Olinda (PE), representantes da Solos, Abrema e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, abordando soluções inovadoras para reaproveitamento de resíduos, geração de emprego verde e redução de emissões de gases de efeito estufa, com destaque para os programas Recicla Capital e RODA.
Em paralelo, o secretário da Secis, Ivan Euler, participa do painel “Mitigação e Adaptação Climática: Boas Práticas Subnacionais em Perspectiva”, promovido pelo Conselho Brasileiro de Secretários Municipais de Meio Ambiente, ao lado de gestores de Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE), com moderação do ICLEI e participação da Fundação Konrad Adenauer (KAS).
Encerrando o dia, Bruno Reis estará presente no painel “Fundos Climáticos para Adaptação no Nível Subnacional”, a convite do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O evento, promovido pelo Consórcio Brasil Verde, discutirá estratégias de financiamento climático e contará com a assinatura de compromissos entre lideranças nacionais.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.