Paris aposta na sustentabilidade e tem primeiro bairro planejado com zero emissão de carbono

Com foco em se tornar um local cada vez mais sustentável, Paris passa a contar com seu primeiro bairro planejado com zero emissão de carbono. Localizado no 19º arrondissement (divisão administrativa) da capital francesa, o  Îlot Fertile oferece diversas atividades residenciais e comerciais junto a um amplo jardim central, no térreo, além de centro esportivo.

O projeto leva a assinatura do escritório de arquitetura francês TVK e do estúdio de paisagismo OLM e começou a ser desenvolvido em 2016. Todos os edifícios do bairro de 35.200 m² foram erguidos em pedra calcária. Entre as construções, estão o albergue para a juventude, a residência de estudantes, escritórios em 6 plataformas modulares, com mais de 1000 m² cada, e mais.

 Ao todo, são 118 alojamentos, uma residência de estudantes com 164 vagas, um albergue da juventude com 230 camas, um hotel com 130 quartos, uma casa para jovens trabalhadores com 159 alojamentos, uma incubadora, lojas, um centro esportivo para diversas modalidades, restaurantes, horta comunitária e pomar.

Para que a pegada de carbono fosse minimizada, os edifícios contam com mais de 1 mil m² de painéis fotovoltaicos e telhados verdes, produzindo energia e aumentando a biodiversidade. Além disso, um design bioclimático foi planejado para manter aquecimento, refrigeração e iluminação do local.