Nova York conta com um novo aliado quando o assunto é limpeza de janelas em grandes edificações. Por meio de uma tecnologia inovadora, a empresa Skyline Robotics criou um moderno robô limpador. Batizado de Ozmo, o aparelho já foi utilizado na limpeza de icônicos arranha-céus da cidade norte-americana, como o 10 Hudson Yards, 383 Madison, 825 3rd Avenue e o 7 World Trade Center.
Para realizar a tarefa, um operador humano controla o robô, que opera suspenso na lateral dos prédios e utiliza um braço robótico equipado com uma escova na ponta. O processo é guiado a partir de uma câmera LiDAR, que utiliza tecnologia a laser para mapear o ambiente em 3D, identificando os contornos das janelas e do edifício.
O novo limpador de janelas utiliza a osmose reversa para purificar a água, o que inspirou seu nome. Além disso, essa tecnologia dispensa o uso de rodos e escovas separadas, o que torna o processo de higienização mais eficiente.
Os interessados em adquirir o robô-limpador Ozmo devem desembolsar o equivalente a cerca de R$ 2,4 milhões. De acordo com James Halpin, membro do conselho da Skyline Robotics, os proprietários de edifícios que optarem por realizar o investimento podem obter retorno financeiro entre três a cinco anos.