A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza, até o próximo dia 22 de novembro, a 4ª edição do Festival Salvador Capital Afro, uma plataforma consolidada de valorização da cultura afro-brasileira, economia criativa e empreendedorismo negro. Este ano, além do evento principal, na Praça Maria Felipa, no Comércio, haverá uma programação descentralizada, com atividades formativas, criativas e artísticas em diversos bairros periféricos da capital baiana.
Com o tema “Territórios em Rede, Raízes em Movimento”, o Salvador Capital Afro amplia seu alcance este ano e se consolida como o mais importante movimento de afroturismo do país. A programação do festival inclui painéis, oficinas, rodas de conversa, feiras afrocriativas, laboratórios e apresentações artísticas, além de um circuito de atividades em comunidades como Candeal, Ilha de Maré, Liberdade, Nordeste de Amaralina, Itapuã, Ribeira e Cajazeiras.
. “O Salvador Capital Afro é mais do que um festival. É um movimento que celebra nossa ancestralidade e impulsiona novas possibilidades de futuro. Ao conectar territórios, fortalecer o afroempreendedorismo e promover políticas de valorização da identidade negra, reafirmamos o papel de Salvador como a principal capital afro das Américas”, destaca a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.
Já o diretor de Cidadania Cultural da Secult, Chicco Assis, enfatiza que o projeto alcançou maturidade e se tornou uma ação estruturante da política cultural da cidade. “O festival se consolidou como um evento permanente de articulação entre cultura, economia criativa e cidadania. Cada edição reforça o protagonismo dos territórios negros e amplia a rede de conexões que faz de Salvador uma capital criativa, ancestral e contemporânea ao mesmo tempo”, afirma.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.