Cores, texturas e acordes dão o tom do Gabinete De Música na Casas Conceito


Quando, aos 23 anos, Horst Karl Schwebel deixou a sua cidade natal na região alemã do Palatinato, com destino ao Brasil, levava em sua bagagem alguns poucos objetos que facilitariam a sua permanência no país: um contrato de trabalho com a Universidade Federal da Bahia, e seus quatro trompetes. 

Sua prestigiosa carreira musical e as referências da música clássica – base e princípio de todos os demais gêneros musicais – deram o tom para a arquiteta Claudia Biglia desenvolver o Gabinete de Música na Casas Conceito 2023, que ganha um charme especial  sob a visão do Fera Palace Hotel que emoldura a  vista da janela do espaço. 

O ponto de partida para a concepção do projeto é a imaginação do maestro trabalhando no seu gabinete, nos dias atuais, em um espaço contemporâneo, com referências clássicas, tentando resgatar rotina onde ele praticava seus instrumentos, estudava composições, recebia colegas e alunos e transcrevia óperas de orquestras sinfônicas para filarmônicas.

Na arquitetura, a profissional brinca com texturas, bases neutras, móveis contemporâneos, iluminação moderna e instrumentos que compõem o mobiliário do espaço. O projeto apresenta forma retangular e agraciado com um pé direito generoso recebe uma esquadria de dimensões amplas. O Conceito do projeto mescla o contemporâneo e clássico, este último podendo ser apreciado no desenho do forro, boiseries nas paredes e obras de arte. 

Os móveis e tapetes contemporâneos da Efeito Home junto com a estante Cinex Arch, trazem a modernidade e a tendência do design atual de mobiliário. As cores escolhidas foram inspiradas nas teclas de pianos e na casaca usada por maestros em cerimônias de gala – o cinza, em várias nuances e o verde colorem o espaço. A madeira entrou para aquecer o ambiente sendo usada com brilho para dar um toque de sofisticação.

O espaço traz como novidade o piso e parede com o acabamento arenado no mármore, material extraído e beneficiado na Bahia, mostrando a preocupação com sustentabilidade. Além disso, há um sistema de divisão e recobrimento de montantes da esquadria com o uso de persianas horizontais e acionamento duocell, que possibilita dois tecidos no mesmo produto.

Com estrutura composta por células inspiradas nos favos de mel, a Cortina Celular é a escolha ideal para ambientes reservados ao descanso e aos momentos. Além de dar presença ao espaço, esse modelo proporciona conforto térmico e absorção acústica, além de vários níveis de filtragem da luz.

Fotos: Lucas Assis